Divulgação CVO LPCC

Câmara Municipal Figueira da Foz

As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência no nosso país (cerca de 60.000 novos diagnósticos a cada ano) constituindo-se como uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.

Apesar da possível vulnerabilidade física e emocional, a maioria dos doentes oncológicos e sobreviventes de cancro estão aptos e motivados para o desempenho de atividades de cariz ocupacional, formativo e/ou outras que possam proporcionar uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e saúde psicológica.

Foi, neste âmbito, que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) criou, em 2013, o Centro de Voluntariado Ocupacional (CVO) – espaço situado nas instalações da Sede do NRC, em Coimbra, onde os doentes oncológicos podem participar, gratuitamente, em atividades lúdicas, tais como trabalhos manuais, artesanato, costura, culinária, cinema, entre outras atividades de cariz formativo – informática e línguas estrangeiras – e culturais, por exemplo, visitas presenciais a locais históricos da cidade de Coimbra.

Face ao surto pandémico por coronavírus, a LPCC.NRC viu-se na contingência de suspender todas as atividades do CVO. Contudo, e assinalando os 80 anos da data da constituição da LPCC, em 2021, e por forma a capacitar para a aquisição de novas competências, valorizar as capacidades individuais e proporcionar ao doente oncológico, a oportunidade de redução do isolamento e a melhoria da autoestima e do bem-estar, este Núcleo readaptou as atividades do CVO à vertente online. O CVOnline vem oferecer uma resposta ocupacional aos doentes oncológicos e familiares/cuidadores através da oferta de um conjunto de atividades, sob o formato de oficinas/ateliers, de participação online e totalmente gratuita.

Assim, dirigimo-nos a V. Ex.ª no sentido de solicitar a melhor colaboração na divulgação deste serviço de apoio aos doentes oncológicos através dos meios comunicação ao alcance de V. Exas, nomeadamente nas redes sociais e/ou canais digitais. Poderá aceder a todas as informações e formulário de inscrição no seguinte link: https://bit.ly/3g9vuT3

Para informações adicionais sobre o projeto, agradecemos o contacto com a Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC, através do telefone 239 487 490 ou do email voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt.

Divulgação CVO LPCC