Certificado digital COVID da UE: portal operacional em sete países

certificado digital COVID da UE alcançou outra meta importante com a entrada em funcionamento do sistema técnico a nível da UE, que permite verificar os certificados de uma forma segura e que protege a confidencialidade dos dados. O portal permite verificar as assinaturas digitais integradas nos códigos QR de todos os certificados, o que permitirá, por sua vez, aos cidadãos e às autoridades ter confiança na autenticidade dos certificados. Durante o processo de verificação, nenhum dado pessoal é transmitido ou conservado.

Desde 10 de maio, 22 países testaram já o portal, tendo obtido bons resultados – não esquecendo que o regulamento apenas entra em vigor em 1 de julho, todos os Estados-Membros que tenham concluído os testes técnicos e estejam preparados para emitir e verificar certificados podem, desde já, começar a utilizar o sistema numa base voluntária, como é o caso da Bulgária, Chéquia (República Checa), Dinamarca, Alemanha, Grécia, Croácia e Polónia.

Os outros Estados-Membros decidiram aguardar até que todas as funções tenham sido instaladas a nível nacional.

Ao longo dos próximos dias e semanas, mais países irão iniciar a utilização do portal.

O Certificado digital COVID da EU :

•Foi proposto pela Comissão Europeia, com o objetivo de permitir às pessoas viajar em segurança este verão.

• É gratuito, seguro e acessível a todos.

• Está disponível em formato digital ou em papel, permitirá a cada pessoa provar que foi vacinada contra a COVID-19, recebeu um resultado negativo num teste ou recuperou de uma infeção.

A Direção-Geral do Consumidor

Certificado digital COVID da UE: portal operacional em sete países
Voltar ao topo