Namorar com Fair Play – Edição de 2022 – Divulgação

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) solicita a melhor divulgação da ação de longa duração – NAMORAR COM FAIR PLAY, no âmbito do Programa “Agora Nós” regulamentado pela Portaria nº 242/2013 de 2 de agosto.

Assim, estão abertas as candidaturas às entidades promotoras para a apresentação de projetos, a partir de 21 de março.

Para que se possam candidatar, as entidades deverão, num primeiro momento, efetuar o respetivo registo através do seguinte link https://bdu.ipdj.gov.pt/.

Características Técnicas:

• O Programa é gerido através de uma plataforma informática, em: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/ ;
  • As candidaturas devem prever, no máximo, a abordagem de três áreas de intervenção;
  • A mesma entidade só pode realizar três candidaturas por ano civil;
  • O montante máximo de subvenção, por projeto, é de 1 250,00 euros, (n.º de voluntários*n.º de dias de atividade* valor diário de ressarcimento+ valor de gestão).

Áreas de Intervenção:

•   Violência no Namoro;

•    Igualdade de Género e Direitos Humanos;

•    Estereótipos de Género;

•    Discriminação de Orientação Sexual e Género;

• Entidades privadas sem fins lucrativos;
  • Estabelecimentos de Ensino;
  • Jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos (exceto quando face às características de um projeto, expressas em sede de candidatura pelas entidades organizadoras, a Direção Regional competente pela avaliação da candidatura considerar que deve existir um limite etário mínimo diferente).

Inscrição e Seleção de Voluntários

Os jovens inscrevem-se:

a)         Até cinco dias antes da data prevista para o início de cada projeto, e apresentadas em formulário próprio disponibilizado na plataforma https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/.

b)         No decurso do projeto, caso existam vagas por preencher;

c)         As inscrições implicam a disponibilização, para consulta ao IPDJ, I.P., na BDU https://bdu.ipdj.gov.pt/ , dos seguintes documentos:

i)Documento de Identificação Civil (BI, CC, Passaporte ou Autorização de Residência);

ii)Documento de Identificação Fiscal, sempre que aplicável.

Os jovens são selecionados: Pela Direção Regional do Centro, do IPDJ,IP.

Financiamento: O Valor de ressarcimento diário dos jovens voluntários é de 12,00 euros/dia (5h por dia).

Será atribuído um valor às entidades organizadoras, para gestão das atividades, calculado com base no número de voluntários previstos em sede de candidatura, de acordo com a seguinte tabela:

·         De 1 a 5 voluntários – 100 euros;

·         De 6 a 15 voluntários – 200 euros;

·         De 16 a 30 voluntários – 300 euros;

·         De 31 a 50 voluntários – 400 euros;

·         Mais de 50 voluntários – 500 euros.

O valor atribuído às entidades organizadoras será para fazer face às despesas da atividade proposta. Deverão ser devidamente justificados (com apresentação de fatura/recibos) em sede de relatório final. Caso não sejam despendidos deverão ser devolvidos ao IPDJ. Assim, as entidades organizadoras devem fazer a apresentação de relatório, com dados físicos e dados financeiros, até 20 dias após encerramento do projeto.

As entidades organizadoras pagam o ressarcimento das despesas efetuada aos voluntários, com caráter quinzenal e deverão acautelar a obrigatoriedade da existência de comprovativos nominativos dos pagamentos realizados. Estes comprovativos devem ser objeto de verificação pelos serviços regionais do IPDJ, aquando da apresentação do relatório final. (Os pagamentos devem ser realizados, preferencialmente, por transferência bancária).

Prazo de candidatura

·         Os projetos decorrem entre 11 de abril e 15 de novembro 2022;

·         As candidaturas podem ser submetidas até 20 dias antes do início do projeto.

Para mais esclarecimentos contactar:

Direção Regional do Centro – SD de Castelo Branco

Rua Francisco José Palmeiro, 6000-230 Castelo Branco