Notícias

ANO 2018

15112018aNo âmbito do Projeto Figueira Respira Mais vai ser desenvolvida uma ação de sensibilização junto da população, com o objetivo de alertar para  a importância de não fumar para se manter saudável.

No decorrer desta ação, que assinala o Dia Mundial do Não Fumador, será também realizada aavaliação na população de risco (fumadores e ex-fumadores) para a eventual identificação deDoença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) não diagnosticada e intervenção no sentido de estimular a mudança de comportamento nos fumadores.

No próximo sábado, dia 17 de novembro, das 11h às 18h, no Foz Plaza (Piso superior no átrio central), esperamos por si!

Conselho Local de Ação Social da Figueira da Foz
Edifício Paço de Tavarede
Largo do Paço, Nº2
3080-612 Figueira da Foz
Telefone: 233401863
Fax: 233401869
E-mail:
redesocial.figfoz@gmail.com

4

Na sequência do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Figueira Respira +”, realiza-se, no próximo dia18 de novembro, com início às 11:00, na Praça do Forte, o evento desportivo “Figueira Contra a DPOC 2018 – Mexa-se, pelos seus Pulmões!”.

Este evento, sob o lema “Pela articulação entre os Cuidados de Saúde”, é promovido pelo Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF, EPE) e pelo Município da Figueira da Foz – Programa Municipal Figueira Cidade Saudável, com a participação da Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (UCC Farol do Mondego), da Unidade de Saúde Familiar Buarcos (USF Buarcos), da Unidade de Saúde Familiar São Julião (USF São Julião), e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Figueira Sul; UCSP Figueira Urbana e UCSP Figueira Norte.

O evento desportivo, não competitivo, é dirigido à população em geral e integra diversas atividades desportivas, com diferentes níveis de dificuldade e pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção da DPOC, para as vantagens de adotar estilos de vida saudáveis, tais como: prática de exercício físico, uma alimentação saudável e deixar de fumar.

O evento conta com o apoio das instituições desportivas locais, nomeadamente a Associação Trilhos da Boa Viagem; Bio Team Run; Arena Fitness; Fitting Point; Sociedade União Operária dos Vais; Figueira Kayak Clube; com a Cruz Vermelha Portuguesa e com a Gertal, SA realizando-se a concentração final de todos os participantes na Praça do Forte com sessão de alongamentos e disponibilização de informação sobre a DPOC.

Percursos Figueira Contra a DPOC – 2018:

Mini Caminhada Figueira Contra a DPOC
Saída da Praça do Forte – 11h00
Percurso: Praça do Forte – Percurso Pedonal da Praia – Av. Brasil (Saída a seguir ao Oásis, sendo o regresso realizado pelo passeio) – Av. 25 de Abril – Praça do Forte Distância: 2,9 KM

Caminhada Mexa-se, pelos seus pulmões!
Saída da Praça do Forte – 11h00
Percurso: Praça do Forte – Percurso Pedonal da Praia – Av. Brasil (Saída no final do troço longo do percurso pedonal, sendo o regresso realizado pelo passeio) – Av. 25 de Abril – Praça do Forte Distância: 4,1 Km

Corrida Farol do Mondego
Saída da Praça do Forte – 11h00
Percurso: Praça do Forte – Percurso Pedonal da Praia (troço longo) – Av. Brasil (transição pelo passeio) – Percurso Pedonal da Praia (troço curto) – Av. Infante Dom Pedro – Cabo Mondego (retorno) – Av. Infante Dom Pedro – Percurso Pedonal da Praia (troço curto) – Av. Brasil (transição pelo passeio) – Percurso Pedonal da Praia (troço longo) – Av. 25 Abril – Praça do Forte Distância: 10,3 Km

Inscrições:  até 15 de novembro.

Poderá consultar o desdobrável da iniciativa através de:
https://gallery.mailchimp.com/f12c84a0d76a8fa4f50008bd5/files/8e466a42-da0a-4f66-9ec9-f2032c97d19c/Desdobrável_Figueira_Contra_a_DPOC_2018.pdf

Há atividades para todas as pessoas poderem participar: pode caminhar, escolhendo a distância a percorrer, ou pode correr.

Escolha a que mais gosta e de acordo com as suas aptidões físicas.
Participe e divulgue!

Até ao próximo domingo às 11:00, na Praça do Forte!

3

Edital produzido pela DRAPCentro, relativo à GRAVE presença de CITRINOS INFESTADOS COM A PSILA AFRICANA DOS CITRINOS – Trioza erytreae (Del Guercio), em alguns concelhos e freguesias da área de influência da DRAPCentro.

O Edital atualiza e substitui o produzido anteriormente com conteúdo semelhante (a 11 de setembro).

O mesmo encontra-se igualmente disponível em www.drapc.gov.pt

2

A Câmara Municipal da Figueira da Foz associou-se ao Grupo Diálogos ComSentidos na organização conjunta de um Ciclo de Conferências, a decorrer entre Setembro de 2018 e Abril de 2019 procurando assim desenvolver um “projeto de reflexão e partilha, pluri e inter-confessional” com “a missão de criar espaços-tempo para o diálogo entre diferentes crenças”.

Esta iniciativa integra-se no objetivo estratégico da “Promoção do diálogo inter-religioso” do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes e visa potenciar o conhecimento das várias religiões representadas no nosso Município.

Tendo a primeira e segundas conferências obtido a maior recetividade do público figueirense, pretende-se agora realizar uma terceira edição desta iniciativa.

 É já na sexta-feira, dia 16 de novembro de 2018 pelas 21h30, no Auditório do Museu Municipal Santos Rocha, a 3ª edição do Diálogos ComSentidos. O tema deste diálogo é a “A Morte” e contará com a presença de:

 Sheik David Munir – Imam da Mesquita Central de Lisboa;

  • Luís Natal Marques  – Grande Conselheiro para Portugal da Antiga e Mística Ordem Rosacruz AMORC;
  • Com a moderação de Paulo Mendes Pinto – Coordenador da Área de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona;
  • E enriquecimento cultural e artístico do Sr. Ruy de Carvalho e Adelaide Sofia.

 Segue o link para o evento no Facebook
Esta conferência conta com o apoio da Universidade Lusófona, e do INTEP – Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz.
A entrada e livre e não carece de inscrição prévia.

1

Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal, pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica – através da realização de secções competitivas, secções paralelas, retrospetivas cinematográficas e ações pedagógicas e de formação profissional no plano teórico-prático. Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite: a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, disso nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta.

O festival Caminhos do Cinema Português apresenta duas secções competitivas, nomeadamente a Seleção Caminhos e a Seleção Ensaios. A Seleção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção profissional consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos. A Seleção Ensaios é dedicada a filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnica e profissional (Escolas de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Ensino Secundário e Superior) e pretende conferir um espaço a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã.

Como forma de reforçar a cinematografia oferecida a públicos específicos o festival promove ainda a realização de secções paralelas, não competitivas, nomeadamente; Outros olhares: Os Caminhos são um espaço plural e de confluição do Cinema Português. Nesse sentido, promove-se um espaço reservado a outros olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico, alimentando o derrube do cânone e a procura de novas linguagens; Mundiais: Nesta secção oferece-se ao público uma programação heterogénea cruzando ficção, documentário e animação no formato de curta e longa metragem ao longo de um eixo temático predominante; Júniores: A captação de um público jovem para o cinema português é fundamental, pelo que, desta forma, os Caminhos Júniorespretendem manter um espaço reservado à participação das escolas no festival. Esta secção apresenta-se como um serviço educativo, tendo por base que a experimentação in locode muitos minutos de pura magia, para estas crianças, tornará possível a criação de hábitos de consumo desde a infância, no que diz respeito ao cinema português; Juvenis: O cinema tem um importante papel na instrução cultural do seu espectador. Existem filmes que, devido à sua ligeireza temática e técnica, servem meramente para entreter quem o vê, fazendo esquecer, não pensar, não conhecer. Os Caminhos propõem-se, através desta secção, a levar ao público juvenil uma filmografia relevante para a construção de juízo crítico e conhecimento da cinematografia portuguesa contemporânea que possa vir a integrar o Plano Nacional de Cinema; Séniores: Os Caminhos do Cinema Português estão conscientes de que, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrar iniciativas em que este segmento da população possa participar. Pretende-se oferecer uma filmografia que, para além de uma componente cultural tenha igualmente um papel importante de cariz social e de integração na sociedade; Seleção das Competições: As seleções das competições têm como objectivo oferecer uma segunda exibição a títulos de qualidade singular inscritos nas Secções Competitivas do festival possibilitando que o Público e as equipas de Júri possam rever e re-analisar alguns dos filmes mais marcantes que são propostos ao festival para competição.

Para além da exibição, o festival é um espaço de formação e criação artística; MasterSessions: Sessões de Debate com convidados especiais além dos intervenientes nos filmes projectados sobre uma dada temática; Cinemalogia – Curso de Cinema: Serviço Pedagógico, com tutoria de especialistas do cinema nacional, que aborda todos os passos da produção cinematográfica – desde a Ideia ao Filme; Fusões no Cinema: Simpósio internacional dedicado à discussão da representação das artes no cinema.

A nossa vigésima quarta edição vem (com)provar a vivacidade da cinematografia nacional numa edição em que recebemos 326 propostas nacionais num total de 726. Destas, foram programadas 167 – 21,92% de aceitação – com 99 obras nacionais presentes nas duas secções competitivas: Caminhos e Ensaios, bem como numa nova secção paralela – ‘Outros Olhares’. Esta edição é ainda reveladora do espírito de cooperação dos nossos cineastas com o universo de língua portuguesa, através do significativo número de co-produções em competição. Os Caminhos são ainda um espaço de formação do Cinema Português. Apresentam, nesta edição, um curso modular de cinema com 31 módulos, num total de 460 horas, propondo-se a ensinar num plano prático como se materializa uma ideia num filme. Numa perspectiva mais académica há ainda o Simpósio “Fusões no Cinema”, co-organizado com a Uni­dade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, e as MasterSessions, conjunto de mesas-redondas, co-organizado com o LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra.

Horários e Locais

Teatro Académico de Gil Vicente
Caminhos Juniores, 10:00 dias úteis, 11:00 sábado 1 de Dez
Selecção Caminhos, 15:00, 17:30, 21:45

Cinemas NOS Alma Shopping
Selecção Ensaios, 17:30
Seleção das Competições, 22:00

Mini-Auditório Salgado Zenha
Outros Olhares, 17:30
Caminhos Mundiais, 22:00

Casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra – Sala do Carvão
MasterSessions, 18:00

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Cinemalogia, 9:30 ~ 18:30

Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra
Cinemalogia, 9:30 ~ 18:30, 20:00 ~ 24:00

São João da Madeira
Simpósio Fusões no Cinema, 23 (15:00 ~ 20:00) e 24 Novembro (9:30 ~ 19:00)

Contactos Festival

Telefone +351 239 851 069
Telemóvel +351 911 081 317

Email geral@caminhos.info

Morada Secretariado
Rua Padre António Vieira
Ed. AAC, 1.º Piso
3000-315 Coimbra

Bilhética

3€ associados, estudantes, membros UC, desempregados, clientes e colaboradores CP*
4€ público-geral

Disponíveis nos locais de exibição.

pack 10 sessões
15€ associados, estudantes, membros UC, desempregados, clientes e colaboradores CP*
20€ público-geral

livre trânsito
25€ associados, estudantes, membros UC, desempregados, clientes e colaboradores CP*
30€ público-geral

(*)Clientes: mediante a apresentação de bilhete com destino a Coimbra B/Coimbra, com data de viagem entre 22 de novembro e 1 de dezembro; Colaboradores: mediante apresentação do cartão de colaborador.

Livre Trânsito

€30  Público-Geral | €25 Estudantes, Sócios, Desempregados, Membros UC Comprar

Pack 10 sessões

€20 Público-Geral | €15 Estudantes, Sócios, Desempregados, Membros UC Comprar

unnamed (5)

O Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal vem por este meio divulgar a Ação de Formação que se irá desenvolver nas instalações do Núcleo de Coimbra da EAPN Portugal, durante o mês de Novembro:

Mediação familiar na Intervenção Social – 20 e 27 de Novembro, 04 de Dezembro de 2018/data limite de inscrição 19 de Novembro;

Consulte o desdobrável 
Aceda à Ficha de inscrição 
Caso estejam interessados/as, devem enviar estes documentos preenchidos.

Agradecemos desde já a V/ compreensão.

operado_logistica_NOV2018

A ACIFF volta a divulgar curso de OPERADOR/A DE LOGÍSTICA, que dá equivalência escolar ao 9.º ano (3.º ciclo).

O curso terá a duração de 1.840 horas de formação em sala e 120 horas de formação em contexto de trabalho, com realização prevista entre Novembro de 2018 e Dezembro de 2019.

Os destinatários serão adultos (idade igual ou superior a 18 anos), desempregados, com habilitações ao nível do 6.º ano, que pretendam concluir o 3.º ciclo (9.º ano).

O curso decorrerá nas instalações da ACIFF, em horário laboral, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 , de segunda-feira a sexta-feira.

 REGALIAS

– Bolsa de Formação: 429€/ mês (para quem tem idade igual ou superior a 23 anos)

– Subsídio de Alimentação: 4,77€/ dia

– Subsídio de transporte (quando aplicável)

INSCRIÇÕES (limitadas ao n.º de vagas!!!)

Email: formacao@aciff.pt

Nas instalações da ACIFF

Largo Prof. Vítor Guerra, n.º 3

3080-072 Figueira da Foz

DOCUMENTOS A APRESENTAR

Cartão de Cidadão

Certificado de Habilitações

Declaração da situação de desemprego (emitida pelo IEFP)

(Outros a solicitar posteriormente)

Estaremos disponíveis para esclarecimentos adicionais.

Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz

   Telef. 233.401.320

   Fax. 233.420.555

   E-mail. clds3g@aciff.pt

   www.aciff.pt

 CaptureA Bonae Spei Associação Cultural em parceria com o Município da Figueira da Foz, apresenta a 1ª edição do FeST –Figueira eSports Tournament. Este evento de gaming, pretende trazer à nossa cidade um pouco da magia dos eSports, através da realização, de um torneio de FIFA.O torneio terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no dia 8 de Dezembro de 2018, das 10h às 19h.O torneio será disputado entre equipas (2X2), no jogo FIFA 19. O torneio tem o objetivo de proporcionar um dia diferente e dar a conhecer o mundo dos eSports à comunidade.Será um dia dedicado aos eSports, com prémios para os vencedores e em que haverá consolas com outros jogos no recinto, embora destes não haja torneio.Vamos também, durante a iniciativa, dar a conhecer aos jovens o Programa Erasmus+ Juventude em Ação e Corpo Europeu de Solidariedade.Inscrições e regulamento disponíveis em:

www.bonaespei.pt/fest

 QHLMNo âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, Fernando Mota traz “Quando O Homem Lavrava o Mar”, ao Município da Figueira da Foz, dia 18 de novembro, pelas 16h00, no Grupo Caras Direitas.O espetáculo, que tem entrada livre, conta com a participação do Grupo de Cantares Praia Mar, do Grupo Instrução e Sport, de Buarcos.Este espetáculo insere-se no projeto de programação patrimonial e cultural em rede ‘Coimbra Região de Cultura’, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que está a implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que a integram.A Divisão de Cultura solicita e agradece a melhor colaboração dessa junta de freguesia na divulgação do evento, junto da sua rede de contactos.
 poemarte

A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz em colaboração com a sua Comunidade de Leitores evoca o 130º  aniversário do nascimento de Fernando Pessoa ( 1888 -1935) e organiza um encontro de poesia ” POEMA(R)-TE : falar e dizer PESSOA”, dia 09 de novembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal

A iniciativa, é gratuita, irá contar com a participação de elementos da Cooperativa BONIFRATES, que farão leitura de textos de  Fernando Pessoa e seus heterónimo, bem como de todos quantos partilhem o gosto pela obra daquele que, apesar de apenas ter  publicado um livro em vida, “Mensagem”, é considerado um dos escritores portugueses mais importantes do século XX.

 A entrada é livre. Contamos com a sua presença !

unnamed (4)II Encontro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos: 7 de Dezembro, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.Inscrições gratuitas e obrigatórias, limitadas a 185 participantes, até ao dia 30 de novembro, através do link
Capture

ESCLARECIMENTO PÚBLICO

Capture

De acordo com o estipulado no Código do Trabalho, a formação profissional dos/as trabalhadores/as é obrigatória em todos os sectores de atividade, quer na ótica da promoção da melhoria do desempenho, valorização e atualização dos conhecimentos, quer enquanto instrumento para a competitividade e qualidade dos serviços prestados.

Consciente desta realidade e com vista a aumentar as competências e os níveis de qualificação da população ativa do concelho de Montemor-o-Velho, a Associação Fernão Mendes Pinto vai, à partir do dia 5 de novembro, dar inicio ao Plano de Formação Modular Certificada, no âmbito do POSI – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Tratam-se de ações de formação organizadas em unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, capitalizáveis para a obtenção de uma qualificação do Catálogo Nacional de Qualificações e destinam-se a candidatos/as com idade igual ou superior a 18 anos, empregados/as com habilitação escolar igual ou superior ao 9º ano de escolaridade e desempregados/as com habilitação escolar igual ou superior ao 12º ano.

Identificação da ação
Horas
Data
Inicio
Data
Fim
UFCD 0354 “Língua Inglesa – atendimento” 50 5/11 3/12
UFCD 6582 “Cuidados de saúde a pessoas em fim de vida epost mortem… 25 8/11 26/11
UFCD 7239 “Animação e ocupação de tempos livres através da expressão plástica” 25 8/11 26/11
UFCD 7226 “Prevenção da negligência, abusos e maus tratos” 25 29/11 18/12
UFCD 8980 “Metodologias de trabalho com jovens através do desporto” 25 29/11 18/12

Os/As formandos/as têm direito a um subsídio de alimentação no valor de 4.27 €/ por cada dia de formação frequentado e certificado de qualificação.

A formação decorre nas instalações da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, em horário pós-laboral, à partir das 18:30 horas.

Para consultar as divulgações das ações clique em:

https://gallery.mailchimp.com/f12c84a0d76a8fa4f50008bd5/files/29baf934-77e0-4ca4-b02d-2006ac7b186a/FM_PostMortem.pdf

https://gallery.mailchimp.com/f12c84a0d76a8fa4f50008bd5/files/197592a3-5e67-4223-8de5-9b2953064a79/FM_Expressão_Plastica_1_.pdf

https://gallery.mailchimp.com/f12c84a0d76a8fa4f50008bd5/files/13519c1f-7466-43d6-871f-7fc3d84788f0/FM_Maus_tratos.pdf

https://gallery.mailchimp.com/f12c84a0d76a8fa4f50008bd5/files/1ac84f69-e9aa-4c24-af87-dcdbe7863e6e/FM_Inglês.pdf

Para aceder à ficha de inscrição clique em:
https://gallery.mailchimp.com/f12c84a0d76a8fa4f50008bd5/files/cf71e798-cb38-4709-b3ef-3e371c5c6df0/FM_F_Inscrição_Formando.pdf

Em caso de interesse, deve ser enviada a ficha de inscrição para o seguinte e-mail:afmendespinto@centroqualifica.gov.pt

unnamed (3)

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Figueira da Foz e o Município da Figueira da Foz têm o prazer de convidar V. Exa. a visitar a Exposição supramencionada, nas seguintes datas e locais:

  • De 5 a 9 de novembro de 2018 – Hall do Auditório Municipal Dr. Santos Rocha
  • De 11 a 24 de novembro de 2018 – Galeria de Solidariedade do Hospital
  • De 26 a 30 de novembro de 2018 – Sala de Conferências do Centro de Saúde da Figueira da Foz / Buarcos

Esta Exposição, no âmbito da Campanha “Estendal dos Direitos” da Comissão Nacional de Promoção dos Diretos e Proteção de Crianças e Jovenspretende assinalar o 29.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças (CDC), adotada pela Assembleia das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e chamar a atenção para a importância do cumprimento dos Direitos das Crianças.

 unnamed (2)

Jornadas de Trabalho “Parar para pensar o Futuro” com as temáticas:

  • Porque não me contratas? O outro lado da diferença
  • Empreendedorismo no baixo mondego: histórias e desafios

As Jornadas decorrerão no dia 9 de Novembro de 2018 nas instalações do Centro de Formação da GNR da figueira da Foz.

Para consultar o Programa aceda aqui

Agradece-se confirmação para o email ce.figueirafoz@iefp.pt até dia 6 de novembro de 2018.

unnamed (2)O CEARTE irá realizar o curso Nutrição e dietética a decorrer de 23-11-2018 a 15-12-2018.
Para mais informações ou inscrição consulte aqui.contacto

unnamed (1)

A Letras Nómadas irá no início de Novembro promover em parceria com a Competir uma formaçãohorário pós-laboral de públicos estratégicos de 58 horas na Figueira da Foz para a obtenção da especialização em igualdade de género- Integração da comunidade cigana.

Apoios: Subsídio de refeição e Subsídio de transporte caso seja necessário.

Informações: 916538667 (Bruno Gonçalves) ou associacaoletrasnomadascigana@gmail.com.

Header_eventos_Autismo_Jul2018-1-1024x536

Associação Vencer Autismo, com o apoio do Município da Figueira da Foz, irá realizar, no Auditório Municipal Santos Rocha, a Palestra “Entender Autismo”.

Esta vai realizar-se no dia 13 de novembro de 2018, pelas 18h00.
Trata-se de uma Palestra gratuita e aberta ao público, mas com especial interesse para profissionais e pais/familiares de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo.
Durante 2 horas e com sessão de perguntas e respostas, os fundadores da Vencer Autismo, Susana e Joe, irão explicar em detalhe e numa visão 360º, os desafios associados ao autismo, as suas possíveis causas e as áreas a dar prioridade no desenvolvimento da criança.
Para mais informações sobre o evento, aceder aqui   e/ ou aqui
As inscrições deverão ser efetuadas aqui
Em 2017, o Projeto “Autism Rocks” da Associação Vencer Autismo foi um dos 10 projetos europeus convidados para o evento da Comissão Europeia “Opening Up to an Era of Social Innovation”. Poderão visualizar a talk (4 minutos) em que Joe Santos apresenta este projeto, que já se encontra a ser implementado na Área Metropolitana do Porto, aqui
Convidamos todos/as os/as interessados/as a assistir e participar nesta Palestra.

 unnamedO Centro Social Paroquial de Ferreira-a-Nova informa que irá desenvolver Formação Certificada para Desempregados. PERCURSO: Empregado/a de Restaurante e Bar
DESTINATÁRIOS: Desempregados/as
LOCAL: Centro Social Paroquial de Ferreira-a-Nova
HORÁRIO: Diurno
DATA: INÍCIO PREVISTO: 26 NOVEMBRO 2018

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) está a proceder ao levantamento dos prejuízos incorridos pelas pessoas ou empresas do segmento da produção, transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura sedeadas nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, afetadas pela tempestade Leslie, nos dias 13 e 14 de outubro de 2018.

Na página da DRAPCentro: www.drapc.gov.pt, deverá ser preenchido um formulário próprio adaptado às empresas da atividade da pesca, transformação ou comercialização de produtos da pesca e aquicultura, para a submissão da identificação dos potenciais beneficiários, os danos incorridos e estimativa do valor do prejuízo, às quais devem ser anexadas as respetivas provas fotográficas e relação nominal dos equipamentos e instalações objeto de seguro.

Os interessados deverão submeter as declarações até ao próximo dia 2 de novembro.

“O Gabinete de Apoio ao Investidor, da Câmara Municipal, está disponível para apoiar as empresas no preenchimento das declarações.”

EDITAL

Capture

Para conhecimento, divulgação e afixação nos locais habituais, junto se anexa o Edital produzido pela DRAPCentro, relativo à GRAVE presença de CITRINOS INFESTADOS COM A PSILA AFRICANA DOS CITRINOS – Trioza erytreae(Del Guercio),  em alguns concelhos e freguesias da área de influência da DRAPCentro.

 O Edital atualiza e substitui o produzido anteriormente com conteúdo semelhante (a 11 de setembro).

 O mesmo encontra-se igualmente disponível em www.drapc.gov.pt

 

Capture

 

unnamed (3)A Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito de um acordo de cooperação com a segurança social, entre outras respostas, tem em funcionamento um refeitório social que poderá ser frequentado por todas as pessoas em situação de carência económica e/ou em situações de indivíduos e famílias que necessitem de uma refeição de qualidade com preço ajustado às suas necessidades.
 unnamed (2)Junto se envia informação relativa a uma sessão de cinema que terá lugar no CAE, Pequeno Auditório, dia 24/10 às 14h30, que poderá ter interesse para o público sénior, no âmbito do projeto MATINÉS DO CAE.O género é comédia e a entrada tem o custo de 2 euros.Sinopse: O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão hich-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.Texto: Medeia FilmesTrailer: https://www.youtube.com/watch?v=_h3vxkyOx-0

Capture

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Figueira da Foz informa que irá desenvolver as ações de Formação Modular Certificada para Desempregados de Longa Duração abaixo listadas. Deste modo vimos por este meio solicitar a colaboração de V. Exas. na divulgação das mesmas.

Áreas de Ação: Serviço de Apoio a Crianças e Jovens; Trabalho Social e Orientação..

Destinatários: Desempregados de Longa Duração detentores de habilitações iguais ou inferiores ao ensino básico (9º ano de escolaridade).

Benefícios da formação: subsídio de alimentação; subsídio de transporte; seguro de acidentes pessoais; bolsa de formação (em caso de situação de desemprego); Certificado de Qualificação Nível 2; Bolsa de Formação.

Panfleto / Cartaz

Capture

AVISO Identificação de Prejuízos Agrícolas ocorridos pela passagem da Tempestade LESLIE

Na sequência da passagem da Tempestade LESLIE pela Região Litoral Centro, que provocou danos avultados nas explorações agrícolas, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro encontra-se, desde o primeiro momento, no terreno a efetuar o levantamento dos prejuízos de âmbito agrícola.

No entanto, face à dimensão das ocorrências e para efetuar o levantamento de prejuízos no mais curto espaço de tempo possível, disponibilizou-se na página de internet da DRAPCentro uma plataforma para a submissão onlineda identificação desses prejuízos, no seguinte linkhttp://www.drapc.gov.pt/base/especial/pavii/pavii_fdp.php

O formulário poderá ser preenchido e submetido on-line, pelos Agricultores lesados, Associações e Cooperativas do Setor, Serviços Municipais e Serviços das Juntas de Freguesia, que se disponibilizem para o efeito, devendoanexar ou entregar registo fotográfico digital dos prejuízos, cópia da apólice de Seguros, quando aplicável, documentos de parcelário (iE e P3) e quantificar os estragos.

 A identificação dos prejuízos, não confere qualquer apoio aos agricultores lesados, uma vez que se trata de um procedimento exigível para a operacionalização das respetivas medidas de apoio a disponibilizar pelo Ministério de Agriculturas, Florestas e Desenvolvimento Rural, que irão consistir “ na atribuição de apoios a fundo perdido no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, que atingem os 100% para prejuízos até 5.000 euros; 85% para prejuízos entre os 5.000 e os 50.000 euros; 50% para prejuízos entre 50.000 e 800.000 euros. Esta medida abrangerá infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares.”  Além disto, “As despesas serão elegíveis a partir da data da ocorrência dos prejuízos e os pagamentos poderão ter lugar após a contratação dos projetos junto do IFAP, contra apresentação da fatura, podendo os agricultores dar já início aos trabalhos.”, conforme comunicado disponibilizado no seguinte endereço: http://www.drapc.gov.pt/base/noticias.php?noticia=14868

unnamed (1)O Município de Cantanhede e o Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica de Cantanhede da Associação Fernão Mendes Pinto, em colaboração com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local promove, no dia 18 de outubro de 2018, aSessão de Trabalho | Intervenção em Rede na Violência Doméstica, pelas 14h30m no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede.Esta Sessão de Trabalho integra a iniciativa Democracia, Igualdade de Género e Direitos Humanos, que decorre de 17 a 26 de outubro de 2018, no município de Cantanhede, a qual prevê outros momentos de partilha e reflexão com diversos públicos, por forma a disseminar as políticas de Cidadania e Igualdade de Género, bem como de prevenção da Violência Doméstica e de Género, realidades que é urgente mudar.ProgramaSalienta-se que uma das atividades será a Exposição Aqui Morreu uma Mulher, desenvolvida em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, através do seu projeto #Parar, Pensar, Agir pela Igualdade#. A exposição foi criada em 2015 para assinalar os 15 anos da violência doméstica enquanto crime público, em Portugal. A exposição será itinerante e poderá ser visitada no dia 18 de outubro, nos Claustros da Câmara Municipal de Cantanhede.SinopseA prevenção da Violência Doméstica e de Género dizem respeito a todos os serviços e organizações que pretendem construir uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática.Estamos disponíveis para quaisquer informações através dos seguintes contactos: +351 935 569 435 | +351 969 571 742 | apoioavitima.afmp@gmail.com
 Formação e ficha de inscrição Projeto Capacitação para a InclusãoCARTAZ_A3_SER-_3G_OUT CARTAZ_A3_SER+1G_v2Capture
unnamed (4)No âmbito da Semana da Igualdade, a CPCJ da Figueira da Foz e o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, vão realizar o Workshop “Pais e Mães Positivos/as”:

Este é dirigido a pais, mães e outros/as cuidadores/as de crianças e jovens e pretende, de acordo com os princípios da parentalidade e educação positivas, ajudar a lidar com os desafios que atualmente se colocam a todos/as que têm esta nobre e difícil tarefa!

 Este Workshop vai decorrer no Edifício Paço de Tavarede, dia 22 de outubro de 2018 (segunda), entre as 16h e as 19h.

Como se pretende que seja dinâmico e interativo, a participação está limitada aos primeiros/as 40 inscritos/as.

Para fazer a sua inscrição, por favor aceda e preencha o formulário disponível no link:formulário

unnamed (1)

Pelo terceiro ano consecutivo a Fundação Dr. José Lourenço Júnior em conjunto com a Junta de Freguesia de Abiul, Pombal, promove um seminário no próximo dia 18 de Outubro, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Pessoa Idosa que decorrerá no auditório da Junta de Freguesia, tendo por tema “Envelhecimento + Ativo e Saudável”.

Será um seminário alargado à comunidade sénior e público em geral, tendo em vista suscitar o debate sobre a promoção de uma vida mais ativa e independente, como meio de prevenção das fragilidades em idades avançadas. Abordará temas como estilo de vida ativo e saudável, novas tecnologias, etc. conforme Programa que apresentamos.

 

A participação é gratuita mas a inscrição obrigatória de uma das seguintes formas:

– No Lar Otília Lourenço, Abiul

– por telefone: 236 920800

– por email: envelhecimentomaisativo.abiul@gmail.com

– seguindo o link https://goo.gl/forms/OEKnGJV39naod2LF2

unnamed (3)

A Associação O Ninho, a Câmara Municipal de Leiria e o IPL – Instituto Politécnico de Leiria, têm o prazer de convidá-lo/a a estar presente no Seminário “Construir Pontes, Desconstruir Preconceitos”, sobre Prostituição – do Mito à Realidadedia 17 de Outubro 2018, às09h00 a realizar no Instituto Politécnico de Leiria, no Auditório da Escola Superior de Saúde.

O Seminário é GRATUITO, mas é obrigatória a sua inscrição. Inscreva-se AQUI! 

unnamedPara consultar um breve resumo desta Campanha aceda em: Resumo da campanha.No Município da Figueira da Foz poderá dirigir-se às seguintes instituições para entregar o papelão: Allhadas:
Centro Soc. e Paroquial “Áqua Viva” de Alhadas (entre o Cemitério de Alhadas e o Pavilhão Gimnodesportivo de Carvalhais)São Julião:
Santa Casa da Mis. da Figueira da Foz (à Igreja de Santo António)Tavarede:
Assoc.de Solidariedade Social Viver em Alegria – R. José da Silva Ribeiro nº 54 (após a rotunda do Parque Campismo e Estádio Municipal cortando à dta.)Em nome do  Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra vimos agradecer a solidariedade, empenho e colaboração  manifestado por todos aqueles que já aderiram à nossa  Campanha – “Papel por Alimentos”, que é permanente.Com o Papel recolhido e doado pelas vossas Organizações, conseguimos distribuir pelas Instituições de Solidariedade Social, nestes últimos doze meses, mais  41.000 kg de Alimentos.Esperamos poder continuar a contar com o vosso contributo, que no nosso caso, BACF-Coimbra, é fundamental dada a exiguidade de Indústria do ramo alimentar, no Distrito.É com grande satisfação que temos verificado, de ano para ano, juntarem-se a nós, nesta causa, um maior número de Entidades e Organismos públicos e privados.O nosso muito obrigada por isso. Envio os três anexos desta Campanha.1 -Folheto da Campanha – que explica o objectivo da Campanha – todo o Papel menos Cartão ou Embalagens.2 -Locais de recolha de Papel no Distrito de Coimbra – alguns são Instituições que apoiamos em bens Alimentares3 -Breve resumo explicativo da Campanha.Pedimos se podem divulgar a Campanha “Papel por Alimentos” pelos vossos conhecimentos e se possível, promover a recolha de papel,que em vez de ir para o papelão, poderá ir para uma das Instituições referidas em ficheiro anexo.Estas, quando se vão abastecer de bens alimentares ao BACF-Coimbra, levam o papel para se transformar por cada tonelada, em Alimentos.No caso de terem arquivos mortos, papel confidencial/destruído, livros, revistas, jornais ….. e não vos seja possível colocá-lo num dos locais referidos no ficheiro anexo, agradecemos que contactem para o BACF-Coimbra nº 239 947389pois organizaremos a recolha através das Instituições por nós apoiadas.Visite-nos no facebook Papel por Alimentos.Estando certos da vossa compreensão e solidariedade, para um problema cada vez mais premente, desde já vos agradecemos.
unnamed (2)A Cáritas Diocesana de Coimbra, com a colaboração da Associação Portuguesa de Adictologia, está a organizar Seminário que visa, através do contributo de diferentes profissionais da esfera pública e privada, relacionar as diferentes práticas de intervenção neste contexto com os princípios filosóficos da Redução de Riscos e Minimização de Danos, bem como conhecer as perceções dos diferentes intervenientes no processo. A iniciativa vai realizar-se no dia 16 de outubro pelas 9h30, no Auditório do IPDJ Coimbra, sendo que a frequência é gratuita mas a inscrição é obrigatória em www.caritascoimbra.pt.O Seminário é o resultado consciente de que é necessária uma discussão aberta sobre os princípios e práticas de RRMD, bem como dotar os intervenientes nesta área de saberes que possam contribuir para uma maior eficiência, qualidade e consistência.A redução de riscos e minimização de danos (RRMD) associada ao uso de drogas afigura-se como uma política de intervenção nos comportamentos aditivos que procura reduzir os riscos do consumo de substâncias psicoativas para a saúde do indivíduo e da comunidade, enfatizando o respeito pela escolha e pelos direitos das pessoas que usam drogas.Inscreva-se e junte-se a nós neste encontro de partilha de boas práticas e de experiências.Consulte o programa completo do Seminário e divulgue o evento.
unnamed (1)

“Mediação familiar em casais do mesmo sexo” WORK CAFÉ

Iniciativa do Protocolo RSI da Casa de Nossa Senhora do Rosário, em colaboração com a Câmara Municipal e Rede Social da Figueira da Foz, a realizar no dia 26 de outubro, entre as 14h30 e as16h00, no Jardim Interior do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz e que pretende assinalar o Dia Municipal para a Igualdade comemorado no dia 24 deste mês. Este Work Cafédenominado “Mediação familiar em casais do mesmo sexo” é apresentado pela Dra. Isabel Rama, Mediadora Familiar e de Conflitos, autora do livro “A mediação familiar em casais do mesmo sexo”, formadora no Instituto Português de mediação familiar, Mestre em Política Social, Pós-Graduada em mediação de conflitos em contexto escolar e Licenciada em Serviço Social. Esta iniciativa tem como principais objetivos promover a reflexão e partilha sobre a mediação familiar enquanto alternativa viável à resolução de conflitos em casais do mesmo sexo, debater preconceitos em mediação familiar em casais do mesmo sexo, debater preconceitos e/ou atitudes de discriminação, bem como identificar necessidades de formação específica em mediação familiar. Este Work Café destina-se a Mediadores, Juristas, Técnicos da área das Ciências Sociais, Membros das CPCJ, Estudantes e demais interessados na área.

As inscrições gratuitas, obrigatórias e limitadas aos lugares disponíveis, terminam no dia 22 de outubro de 2018 e estão disponíveis no link:

https://goo.gl/forms/05jWNGzYw1Lzwm782.

Para mais informações contacte-nos através do número 233 402 750.

Capture

… crescer com os avessos de nós”

9 de Novembro de 2018

Auditório Municipal (Edifício Museu/Biblioteca Municipais) Figueira da Foz

Desdobrável

Capture2Capture3Cartaz do evento

A conferência “Crianças no Mundo” – Desenvolvimento Infantil/Juvenil, irá realizar-se no dia 12 de Outubro 2018 às 15 horas no Auditório do Museu Municipal da Figueira da Foz.

 Esta conferência tem como objetivo abordar temas de interesse para organizações e sociedade em geral.

Contamos com a presença de prestigiados oradores, nas áreas de intervenção, que vão partilhar os seus conhecimentos sobre os temas a apresentar.

Capture1Carnes, Aves e CaçaFolheto

Datas 19 de outubro de 2018 a 30 de novembro de 2018
Horário Segunda e sexta-feira (18h30/22h30)
Duração 50 horas
Local Pólo de Formação de Cabaços
CaptureTécnicas Têxteis – Criação de Bijuterias e AcessóriosFolheto

Datas 01 de outubro de 2018 a 24 de outubro de 2018
Horário Segunda, terça e quarta-feira (9h30/13h – 14h/17h30)
Duração 75 horas
Local Av. Fernão Magalhães, 136, 3ºZ Ed. Azul – Coimbra
Parceria ERGUE-TE Equipa de Intervenção Social
Notificação de Aplicação de Medidas Fitossanitárias – PSILA AFRICANA DOS CITRINOSeditalEditalMapaFreguesias
semcarrosDias 21 e 22 de Setembro

figueiraabem1

Relembramos que se encontram abertas as candidaturas ao Programa

Figueira Abem – Rede Solidária do Medicamento.

FIGUEIRA ABEM: REDE SOLIDÁRIA DO MEDICAMENTO

Regulamento

Requerimento

Formulário de adesão e consentimento ao Programa Figueira Abem

Capture
Curso: Formação de agentes qualificados/as que atuem no domínio da Violência Doméstica e/Ou Prevenção da Vitimização ou Revitimização Desta,
30h, início 24-09-2018, fim 12-10-2018Curso: Formação de Públicos Estratégicos para a obtenção da especialização em Igualdade de Género – (Cultura),
58 h, Início 21-09-2018, fim 12-10-2018Brochura Igualdade de Género
Cronograma da Formação
Brochura Violência Doméstica
Cronograma da Formação
Ficha de InscriçãoFich_Inscr_2018_PIGPubEstrat Curso_VDRevitimizacao2_Set_Prop1.01 Curso_VDRevitimizacao2_Set_Prop1 Curso_IGenero_Cult_Cronograma_SETEMBRO_prop2 Brochura_cultura_IGUALDADE_DE_GE_NEROAs inscrições deverão ser remetidas para formacao@fbb.pt, até ao próximo dia 18-09-2018.Conselho Local de Ação Social da Figueira da Foz
Edifício Paço de Tavarede
Largo do Paço, Nº2
3080-612 Figueira da Foz
Telefone: 233401863
Fax: 233401869
E-mail:redesocial.figfoz@gmail.com
image001

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Figueira da Foz informa que irá desenvolver as ações de Formação Modular Certificada para Empregados e Desempregados abaixo listadas. Deste modo vimos por este meio solicitar a colaboração de V. Exas. na divulgação das mesmas.

Áreas de Ação: Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à ComunidadeTécnico Auxiliar de Saúde.

Destinatários: Empregados e Desempregados detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário (12º ano de escolaridade).

Benefícios da formação: subsídio de alimentação; subsídio de transporte; seguro de acidentes pessoais; bolsa de formação (em caso de situação de desemprego); Certificado de Qualificação Nível 4. – Ações Modulares:

 

UFCD Duração Mês Horário
7206 – O setor  dos serviços de proximidade: serviços pessoais e de apoio à comunidade 25 horas outubro/18 Pós-laboral
7207 – A atividade profissional do Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade 50 horas dezembro/18
7208 – Comunicação na interação com a pessoa apoiada, cuidador e/ou família 50 horas fevereiro/19
7209 – Trabalho em equipa no contexto da prestação de cuidados pessoais e à comunidade 25 horas abril/19
6557 –  Rede Nacional de Cuidados de Saúde 50 horas junho/19
6559 – Comunidade na prestação de cuidados de saúde 50 horas setembro/19
6560 – Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família 50 horas novembro/19

Horário: Pós-laboral
Local: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Figueira da Foz

unnamed (1)

Associação Portuguesa de Ética Empresarial , host da iniciativa da ONU Global Compact Network Portugal, tem o prazer de convidar para a Sessão de Sensibilização “Sustentabilidade é Competitividade | FIGUEIRA DA FOZ”, que decorrerá no dia 13 de setembro, entre as 14h00 e as 18h00, em parceria com IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz

 >>>  INSCRIÇÃO  <<<

Visita a Chaves, Vidago e Pedras Salgadas
 Cartaz operador_logistica_s data

A ACIFF prepara o arranque de um curso EFA – Educação e Formação de Adultos, de Operador/a de Logística, com duração de 1.840 horas de formação em sala e 120 horas de formação em contexto de trabalho, de dupla certificação do tipo B3+CT, ou seja confere o 3.º ciclo (9.º ano).

 O curso decorrerá entre 03-09-2018 e 29-11-2019.

DESTINATÁRIOS – 20 formandos – adultos (idade igual ou superior a 18 anos)

– desempregados – com habilitações ao nível do 6.º ano – que pretendam concluir o 3.º ciclo (9.º ano)

 LOCAL

O curso decorrerá nas instalações da ACIFF, em horário laboral, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

REGALIAS

– Bolsa de Formação: 147,46€ (idade igual ou superior a 23 anos)

– Subsídio de Alimentação: 4,77€ – Subsídio de transporte (quando aplicável)

INSCRIÇÕES

Até 16 de Agosto Email: formacao@aciff.pt

Nas instalações da ACIFF: Largo Prof. Vítor Guerra, n.º 3 3080-072 Figueira da Foz

 DOCUMENTOS A APRESENTAR

Cartão de Cidadão – Certificado de Habilitações – Declaração da situação de desemprego (emitida pelo IEFP)

(Outros a solicitar posteriormente)

 mutação

A Mutação é uma empresa de formação que está a divulgar ações de formação financiada, no âmbito do POISE (Capacitação para a inclusão).
Esta formação tem inicio previsto no próximo mês com as seguintes condições:

Destinatários: pessoas em situação de exclusão social, com baixas habilitações académicas, desempregados de longa duração e beneficiários do RSI.
Benefícios financeiros da formação: bolsa de formação (até 147€/mês), subsídio de refeição (4,52€/dia) e subsídio de transporte (até 63€)

Duração: 300h Início previsto: Setembro de 2018

Horário: laboral (09h-13h e 14h-17h) Local: Figueira da Foz Curso: Operador/a Florestal

 Mutação – Consultoria, Estudos e Serviços de Formação Lda.

  1. Miguel Bombarda n.º79 – 3080-159 Figueira da Foz – 233 942 205
 unnamed

A ONGD AKTO – Direitos Humanos e Democracia em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género irá realizar uma Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género nos dias 22 e 29 de setembro (9h às 19h) no Edifício Paço de Tavarede.
Esta formação confere direito a certificado de participação e subsídio de alimentação.
A formação está limitada a um máximo de 10 participantes.
As inscrições estão disponíveis através do link:
Inscrições aqui!

feiraano

Aproxima-se mais uma edição das Festas Concelhias de Montemor-o-Velho que irão decorrer entre 01 e 09 de setembro. Tais festas são o ponto de encontro das gentes do baixo mondego, estando presentes as várias atividades conducentes ao desenvolvimento económico, cultural e social, na área do Municipio e em regiões mais vastas que partilhem idênticas atividades económicas.

Integrado em tais festividades, irá no dia 7 de setembro, decorrer um seminário intitulado ” Impacto da Vespa Velutina na produção de mel e no sector agrícola do Município de Montemor-o-Velho”, conforme o descrito na programação em anexo.

Sendo um problema transversal a quase todos os Municípios do País, urge lançar a debate as ações, medidas e métodos para o controle da tal praga, bem como as inovações entretanto havidas no combate à vespa velutina.

O seminário contará com um leque de entidades / organismos diretamente intervenientes no problema, sendo um espaço de debate e partilha de informação, permitindo deste modo definir estratégias por forma a minimizar o risco de incidência e assegurar a sustentabilidade económica da atividade apícula e no setor agrícola.

Dentro de tal ação, haverá um espaço diferente, a decorrer na tenda“ A Colmeia”, com a presença de apicultores do concelho e informação sobre a importância das abelhas e a problemática da Vespa Velutina na produção de mel e no sector agrícola, havendo lugar a degustação de mel e doces derivados do mesmo.

Face ao exposto, sendo uma honra poder contar com a presença de V.ª Ex.ª venho em nome do Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal e do  Coordenador deste serviço, remeter o presente assunto, convidando V.ªs Ex.ªs a visitarem Montemor-o-Velho e participarem no referido seminário.

Pede-se ainda e dentro que que for possível a V.ªs Ex.ªs, a difusão da presente informação, sendo este um assunto que diz respeito a toda a comunidade.

A participação no seminário é gratuita mas de inscrição obrigatória, devendo efetuar a mesma no seguinte link:https://goo.gl/forms/G2dvb0UsKFK3siZu2

image001

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar as II Jornadas do (Des)Igual no dia 12 de setembro, no Cineteatro da Lousã. Esta iniciativa é dirigida a todos os interessados pela temática e a sua frequência é gratuita, mas exige inscrição prévia.

O projeto (Des)Igual, da Cáritas Diocesana de Coimbra, tem vindo a desenvolver um trabalho em contexto escolar e comunitário, com workshops nas áreas do género e que promovem uma educação diversificada.  Este é um projeto aprovado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, concretamente na Tipologia de Operação 3.16 “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”.

 Na amplitude das intervenções realizadas, surgiu a necessidade de fazer uma apresentação dos dados de execução deste projeto e uma reflexão conjunta sobre as formas de educar. Esta necessidade teve o seu primeiro momento, no ano passado em Ferreira do Zêzere e este ano irá acontecer no dia 12 de Setembro, no Cineteatro da vila da Lousã. Esta segunda Jornada terá, de novo, como grande tema a educação e a diversidade, numa perspetiva multicultural, no enquadramento da nova lei da inclusão e numa vertente de diferentes intervenções. Reveste a mais-valia de ser uma formação acreditada de curta duração para professores. As Jornadas estão reconhecidas como Ação de Curta Duração, de 5 horas, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente.

 Consulte o PROGRAMA ou saiba mais informações no site da Cáritas Coimbra.

As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes formulários:

Formulário de inscrição PESSOAL DOCENTE (inscrições de 27 de agosto a 10 de setembro)

Formulário de inscrição PÚBLICO GERAL (inscreva-se já)

unnamed

Na sequência do pedido de divulgação efetuado pela Associação Cultural Bonae Spei, vimos pelo presente mail dar-vos conhecimento  do E+ Summer Camp,  solicitando a divulgação do mesmo pelos V|os/as associados/as, amigos/as  e eventuais interessados.

Para o efeito remete-se o cartaz, o formulário de inscrição e sugere-se aos  interessados/as  o contato, via mail,  com  Associação Bonae Spei solicitando o programa e demais informações que considerem pertinentes.

https://goo.gl/forms/NrZF8pvqzEFXRuTF3

Capture
CaptureAVISO: TEMPO QUENTE!

O IPMA alerta para as temperaturas elevadas que se esperam nos próximos dias!
PROTEJA-SE!
Não é só na praia que o Sol brilha!
Só o protetor solar não chega!
Esteja atento principalmente à crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas!!
rural
Capture
Capture
Capture
Capture
Capture
Capture

O  Mês do Coração—Maio 2018, iniciativa que se insere na definição estratégica da Figueira da Foz como Cidade Saudável, visa a sensibilização para a saúde cardiovascular e para a adoção de estilos de vida saudáveis, integrando múltiplas atividades dinamizadas por diversos parceiros locais, que decorrerão ao longo do mês.

Abordando   a  alimentação   saudável,  aprendendo   a  confecionar   ementas  nutricionalmente equilibradas, vamos conhecer e degustar algum peixe da nossa costa, rico em ómega 3.

Num programa articulado com a iniciativa “À Beira Sal Plantada, a Salicórnia Amada”, vamos apreciar a salicórnia, um produto endógeno, do nosso  salgado,  que apresenta um interessante  valor nutricional e gastronómico, sendo também utilizado em terapias de bem-estar.

Incentivando  uma  vida ativa e a prática de exercício físico em qualquer idade, vamos fazer caminhadas na Rota das Salinas e na Serra da Boa Viagem, dinamizando também aulas de yoga e de tai chi.

E porque o sucesso  na prevenção  do  risco  cardiovascular  e  na  atuação  em  situações de emergência  depende,  em larga medida,  da  informação  de  que  dispomos, das opções que fazemos em cada momento e dos nossos estilos de vida, haverá diversas sessões de divulgação de informação sobre a saúde cardiovascular, promovendo a literacia em saúde.

Decorrerão atividades dirigidas a públicos específicos, nomeadamente de Escolas e de Centros Comunitários, mas o Programa integra também atividades gratuitas  e abertas à participação do público em geral.

Solicitamos assim a divulgação do Programa convidamos a participar.

Capture
Untitled
Triquinelose Javalis

Edital 1- Trichinella em caa maior
 Nota Informativa 1 sobre o consumo de caça selvagem maior DG
 Nota Informativa 2 sobre Edital Trichinella (2)
terrasA DGADR, enquanto entidade gestora da Bolsa de terras, informa que está implementada uma nova funcionalidade no SiBT relativa à procura de terras (http://www.bolsanacionaldeterras.pt/) com o objetivo de melhorar o encontro entre a oferta e a procura daquelas, gerando condições mais favoráveis para o acesso à terra quer por parte deJovens Agricultores, quer de outros agricultores.

Com efeito, foi desenvolvido um formulário para Registo de Procura de terras (http://www.bolsanacionaldeterras.pt/btproc_add.php) cujo acesso é livre e universal para todos os interessados que pretendam publicitar as condições das terras que procuram.

Encontra-se igualmente disponível uma página de Consulta de Registos de Procura de terras (http://www.bolsanacionaldeterras.pt/proc.php), que contempla mais de 100(cem) registos, também de acesso livre e universal, que permite, nomeadamente aos proprietários de terras conhecerem a procura de terras existente de modo a validarem se alguma coincide com a sua oferta.

JMG
EventoApoio aos sénioresAlém de acompanharmos pessoas idosas, prestamos o serviço de Cuidados Familiares e Pessoais a uma variedade de clientes que necessitem de apoio domiciliário, como por exemplo, indivíduos que estejam a recuperar de uma doença, de lesões ou ainda pessoas dependentes e mães recentes.
RLISA equipa da RLIS
fs
“Face ao contexto socioeconómico pelo qual o país atravessa torna-se impreterível a criação de respostas a nível social que reforcem e complementem as já existentes. É neste contexto, que surge a urgência na criação e implementação do Programa Figueira Solidária, o qual deverá integrar e articular diversas respostas de ação social que se revelem necessárias, adequadas e exequíveis.”
0001 Festival Secundario 2018

O Município da Figueira da Foz e a UrbanFun criaram um voucher com um valor fixo (50€) para os bilhetes de ingresso para a 15ª edição do Festival Secundário.

O voucher destina-se aos estudantes do ensino secundário matriculados nos estabelecimentos educativos do concelho da Figueira da Foz, que estejam interessados em participar no evento. O desconto é validado no ato de inscrição com o envio do formulário.

Todos os estudantes que pretendam beneficiar deste desconto devem anexar o voucher à sua inscrição, que pode ser impresso em www.cm-figfoz.pt/ e cópia do cartão de estudante ou certificado de matrícula dos estabelecimentos de ensino secundário ou profissional do concelho da Figueira da Foz.

A 15ª edição do Festival Secundário decorre em Quiaios, no Parque de Campismo de Quiaios, entre 25 e 29 de Março de 2018.

Mais informações em: www.festivalsecundario.com

WorkShop Sono e Saúde

Principais alterações do sono na terceira idade (o que é idade e o que é doença);Diferentes opções terapêuticas.Dr. Humberto Rodrigues (Psicólogo Clínico)Tu europaCaro Jovem,A Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) organizam no próximo dia 10 de fevereiro, entre as 10h00 e as 17h30,  (inclui almoço e pausas para café), uma auscultação presencial no âmbito do Diálogo Estruturado, sob o tema ” Tu na Europa”. O Diálogo Estruturado é um projeto europeu, que pretende auscultar os jovens e envolvê-los nos processos de tomada de decisão.Se tens entre 16 e 30 anos, queremos saber o que te move, o que te preocupa, o que esperas da Europa e o que podes também contribuir para construir um espaço mais inclusivo, seguro e com melhores condições de vida para todas e todos.Inscreve-te em https://goo.gl/forms/Bl3CaIXpH1gcQ0Z13Também podes participar respondendo ao questionário online em: https://goo.gl/forms/yISTRIYtkI9Bzczq2
Mais informação para DownloadAviso à populaçãoCertificação profissional Formação informática Formação Estética

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANO 2014

  • ASSOCIAÇÃO EMCANTOS – CANTIGAS DE MAIO
cantigas de maio

 

Verão-Jovem-2014

 

  • Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara
CICLOTURISMO 25 abril
Passeio Cicloturistico dia 25 de abril

 

 

  •  Associação Mó-Gândara comemora Dia Nacional dos Moinhos
11-04-2014 00-15-27 11-04-2014 00-18-31 08-04-2014 00-54-45 10-04-2014 00-43-44
10-04-2014 00-50-53 08-04-2014 00-50-10
  •  A Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara – COMEMORAÇÃO DO 33.º ANIVERSÁRIO

Notícia publicada sobre a comemoração 33.º aniversário da ACRDG.
Notícia publicada sobre a comemoração 33.º aniversário da ACRDG.

Notícia publicada sobre a comemoração 33.º aniversário da ACRDG.
Notícia publicada sobre a comemoração 33.º aniversário da ACRDG.

 

ACRDG - ANIVERSÁRIO 2014

 

PROGRAMA

ACRDG – DIA 30 DE MARÇO 2014

 

 

  •  Dia 24 de março pelas 22h00 no Casino da Figueira

1604868_693617470661692_994706081_n

 

 

Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara Apresenta: Revista à Portuguesa “CHIUU!!! VAMOS COMEÇAR”

Deixe uma resposta