Maio é Museu! 2022 – Oficina de Construção de cabeçudos e gigantones

A 10.ª edição do ciclo de programação cultural «Maio é Museu!», uma iniciativa que é uma referência na programação do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), tem início dia 06 de maio, data em que se comemora o 128º aniversário da fundação do espaço museológico e termina a 29 de maio, dia em que se assinala o 19º aniversário do Núcleo Museológico do Mar (NMM).   

Para este «Maio é Museu!», o Município da Figueira da Foz manteve a aposta na diversidade de iniciativas e de públicos. A programação inclui, nomeadamente, atividades em torno da temática da máscara e dos mascarados, numa perspetiva antropológica alargada, onde cabem inúmeras formas de expressão artística, como a música, a dança, o cinema.  

Nos dias 07, 14 e 21 de maio realiza-se, no Museu Municipal, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, um Curso de Construção de Cabeçudos e Gigantones, dinamizado pelos Gaiteiros da Ponte Velha, uma atividade gratuita, assim como todas as que fazem parte do programa do «Maio é Museu!», o qual pode ser consultado no sítio do município (www.cm-figfoz.pt) e na página de Facebook do MMSR ( www.facebook.com/museu.rocha ). 

Na oficina os participantes vão contactar com técnicas de construção dos cabeçudos e gigantones, figuras sempre presentes na animação das festas populares.  O resultado destes três dias intensos de animação, convívio, exploração da criatividade e troca de experiências será apresentado ao público numa arruada na noite do dia 21 de maio, no âmbito da Noite dos Museus.   

Maio é Museu! 2022 – Oficina de Construção de cabeçudos e gigantones
Voltar ao topo