Programa de Literacia Digital da APB

No âmbito do seu projeto de Educação Financeira, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) promove o programa de literacia digital – “Tudo o que precisa de saber sobre banca online” – destinado essencialmente à população sénior que ainda não esteja familiarizada com a utilização da banca digital.

O objetivo deste programa é transmitir, ao público-alvo, um conjunto de noções básicas que lhe permita executar algumas das operações bancárias essenciais do dia-a-dia, através dos canais online, como fazer transferências, pagamentos, aprender a consultar a conta bancária através do computador ou telemóvel, estar alerta e saber proteger-se de eventuais tentativas de fraude, entre outros.

As sessões de esclarecimento são gratuitas e abertas ao público em geral, realizam-se mensalmente (ver programa) e são promovidas por representantes dos bancos associados da APB, para já, em formato online.

Com esta iniciativa, a APB e os bancos associados pretendem promover um conjunto de competências digitais básicas na ótica do utilizador, contribuir para a capacitação da população alvo para a utilização dos canais digitais, sensibilizar para a importância da adoção de comportamentos financeiros mais esclarecidos e mais seguros e contribuir para o aumento dos níveis de literacia digital e financeira em Portugal.

A APB articula a promoção desta iniciativa diretamente com as Juntas de Freguesia e Universidades Seniores, a nível nacional, e também com a rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Para assistir ao programa “Tudo o que precisa de saber sobre banca online”, as entidades ou participantes interessados deverão inscrever-se previamente aqui ou enviar um email para educacaofinanceira@apb.pt.

Consulte abaixo os videos sobre os temas abordados nas sessões já realizadas:

Sessão 1 – “Como aceder ao meu banco online?”

Sessão 2 – “Que operações posso fazer no meu banco online?”

Sessão 3 – “Como consultar a minha conta online?”

Sessão 4 – “Como executar uma transferência online?”

Sessão 5 – “Como fazer pagamentos ao Estado, de serviços e carregamentos online?”

Sessão 6 – “Como fazer pagamentos online com cartão?”

Sessão 7 – “Como usar soluções como o MB Way ou MB Net?”

Sessão 8 – “Como constituir poupanças online?”

Sessão 9 – “Como contrair crédito online?”

Sessão 10 – “Como abrir uma conta online?”

Sessão 11 – “Que tipos de fraude podem existir quando uso o meu banco online?”

Sessão 12 – “Que cuidados devo ter quando uso o meu banco online?”

Programa de Literacia Digital da APB