A Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos irá realizar uma ação de sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos, dinamizada pela Equipa Multidisciplinar Especializada para o Apoio a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos – EME Centro, e pela Saúde em Português, no próximo dia 18 de maio, das 10h00 ao 12h00.
Agradecemos desde já toda a colaboração possível na divulgação deste evento, podendo ser consultado através da página do Facebook oficial da Rede https://www.facebook.com/tshcentro.
Com o objetivo de preparar os trabalhadores e empresas para as diversas situações de emergência no trabalho e fora dele, assim como dar todos os conhecimento de saúde e segurança no mesmo, a ACIFF vai iniciar um percurso de formação em formato presencial de “Saúde e Segurança no Trabalho / Primeiros Socorros / Prevenção de Incêndios” com a duração de 75 horas, destinada a Empregados e procura interessados:
Início previsto: 26 de Abril Calendarização e horário: 3ªs, 4ªs e 6ªs das 15h às 18h Formações certificadas para o cumprimento das 40 horas obrigatórias Mais informações e inscrições através do email formacao.fm@aciff.pt ou do telefone n.º 233.401.328
A Wise Academy, uma Marca detentora de duas Entidades Formadoras Certificadas pela DGERT e estamos neste momento a promover oCurso de Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital na Figueira da Foz.
Solicitamos a vossa colaboração no encaminhamento de Formandos/as interessados/as e na divulgação da nossa oferta formativa (Flyer informativo disponibilizado em anexo).
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) solicita a melhor divulgação da ação de longa duração – NAMORAR COM FAIR PLAY, no âmbito do Programa “Agora Nós” regulamentado pela Portaria nº 242/2013 de 2 de agosto.
Assim, estão abertas as candidaturas às entidades promotoras para a apresentação de projetos, a partir de 21 de março.
Para que se possam candidatar, as entidades deverão, num primeiro momento, efetuar o respetivo registo através do seguinte link https://bdu.ipdj.gov.pt/.
As candidaturas devem prever, no máximo, a abordagem de três áreas de intervenção;
A mesma entidade só pode realizar três candidaturas por ano civil;
O montante máximo de subvenção, por projeto, é de 1 250,00 euros, (n.º de voluntários*n.º de dias de atividade* valor diário de ressarcimento+ valor de gestão).
Áreas de Intervenção:
• Violência no Namoro;
• Igualdade de Género e Direitos Humanos;
• Estereótipos de Género;
• Discriminação de Orientação Sexual e Género;
Destinatários
Entidades privadas sem fins lucrativos;
Estabelecimentos de Ensino;
Jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos (exceto quando face às características de um projeto, expressas em sede de candidatura pelas entidades organizadoras, a Direção Regional competente pela avaliação da candidatura considerar que deve existir um limite etário mínimo diferente).
Inscrição e Seleção de Voluntários
Os jovens inscrevem-se:
a) Até cinco dias antes da data prevista para o início de cada projeto, e apresentadas em formulário próprio disponibilizado na plataforma https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/.
b) No decurso do projeto, caso existam vagas por preencher;
c) As inscrições implicam a disponibilização, para consulta ao IPDJ, I.P., na BDU https://bdu.ipdj.gov.pt/ , dos seguintes documentos:
i)Documento de Identificação Civil (BI, CC, Passaporte ou Autorização de Residência);
ii)Documento de Identificação Fiscal, sempre que aplicável.
Os jovens são selecionados: Pela Direção Regional do Centro, do IPDJ,IP.
Financiamento: O Valor de ressarcimento diário dos jovens voluntários é de 12,00 euros/dia (5h por dia).
Será atribuído um valor às entidades organizadoras, para gestão das atividades, calculado com base no número de voluntários previstos em sede de candidatura, de acordo com a seguinte tabela:
· De 1 a 5 voluntários – 100 euros;
· De 6 a 15 voluntários – 200 euros;
· De 16 a 30 voluntários – 300 euros;
· De 31 a 50 voluntários – 400 euros;
· Mais de 50 voluntários – 500 euros.
O valor atribuído às entidades organizadoras será para fazer face às despesas da atividade proposta. Deverão ser devidamente justificados (com apresentação de fatura/recibos) em sede de relatório final. Caso não sejam despendidos deverão ser devolvidos ao IPDJ. Assim, as entidades organizadoras devem fazer a apresentação de relatório, com dados físicos e dados financeiros, até 20 dias após encerramento do projeto.
As entidades organizadoras pagam o ressarcimento das despesas efetuada aos voluntários, com caráter quinzenal e deverão acautelar a obrigatoriedade da existência de comprovativos nominativos dos pagamentos realizados. Estes comprovativos devem ser objeto de verificação pelos serviços regionais do IPDJ, aquando da apresentação do relatório final. (Os pagamentos devem ser realizados, preferencialmente, por transferência bancária).
Prazo de candidatura
· Os projetos decorrem entre 11 de abril e 15 de novembro 2022;
· As candidaturas podem ser submetidas até 20 dias antes do início do projeto.
Para mais esclarecimentos contactar:
Direção Regional do Centro – SD de Castelo Branco
Rua Francisco José Palmeiro, 6000-230 Castelo Branco
A Associação Fernão Mendes Pinto, vem por este apresentar o seu Plano de Formação – Formação Modular Certificada, nomeadamente as ações com início programado no decorrer dos meses de março e abril.
As ações decorrem em horário pós-laboral, das 19:00h às 22:30h, dois dias por semana, num total de sete dias.
– Pessoas desempregadas há menos de um ano (inscritos no IEFP) e com habilitação escolar igual ou superior ao 12º ano de escolaridade;
– Pessoas desempregadas à procura do primeiro emprego há menos de seis meses, com idade inferior a 25 anos e com habilitação escolar igual ou superior ao 12º ano de escolaridade;
– Pessoas desempregadas à procura do primeiro emprego há menos de um ano, com idade igual ou superior a 25 anos e com habilitação escolar igual ou superior ao 12º ano de escolaridade;
Os/as formandos/as têm direito a usufruir o apoio equivalente ao subsídio de refeição, no montante de 4,77€ por cada dia de formação frequentado e no final da ação, ao Certificado de Qualificação.
Desde já, agradecemos o V. apoio na divulgação destas ações, que em caso de interesse, deverá ser remetida por email sao.carvalho@afmp.pt a Ficha de Inscrição,
O Município da Figueira da Foz promove, este sábado, pelas 17H00, no CAE, um concerto solidário com a Ucrânia, contando com a atuação de José Cid e Mário Mata. A receita reverte a favor do Programa Solidário para Refugiados Ucranianos na Figueira da Foz, através da criação de uma conta bancária para o efeito. A entrada, à venda na bilheteira e na Ticketline, custa 10 euros.
Webinar: Os desafios do Estatuto do Cuidador Informal , especificamente dirigido a profissionais da saúde e área social.
Este evento é dirigido à participação gratuita de profissionais, que tenham interesse em ter conhecimento sobre a temática do Estatuto do Cuidador Informal.
Logoterapia e Análise Existencial como complemento na abordagem e trabalho com as famílias – A Busca de Sentido em Contexto Familiar
”Se entenderes a Pessoa tal como ela é, ela acabará por permanecer tal como é. Mas se a tratares como ela poderia vir a ser, isto é, desenvolver todo o seu potencial Humano, estarás a capacitá-la a tornar-se naquilo que realmente pode vir a ser!”.
Viktor Frankl, parafraseando Goethe, desafia-nos a sermos idealista diante do outro, aceitando-o numa possível realidade – por vezes desenquadrada da nossa visão ou conceção social – promovendo em nós a mudança que queremos ver acontecer dentro e fora. A Logoterapia [Logos = Sentido] e Análise Existencial, enquanto abordagens terapêuticas centram-se no sentido da existência humana, bem como na busca desse sentido por parte da Pessoa. Para Viktor Frankl, o Sentido é único e específico na medida que tem que ser preenchido e pode ser preenchido, somente por ele; só então assume um significado, um propósito capaz de satisfazer a sua própria vontade de Sentido. De acordo com a Logoterapia, este esforço para encontrar o significado na nossa vida é a principal força motivadora do Homem. Ser um veículo de emancipação e capacitação da Pessoa na construção de caminhos com sentido, além de resignificar a prática profissional, dá sentido à missão que a tão bem caracteriza. Se não nós, quem?
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Introdução ao pensamento de Viktor Frankl e à Logoterapia e Análise Existencial: da contextualização histórica à prática profissional
Olhar os desafios e oportunidades da Pessoa na Família de hoje, segundo a concepção antropológica da Logoterapia e Análise Existencial: a liberdade da vontade; a vontade de sentido e o sentido da vida
Conceitos fundamentais e técnicas da Logoterapia e Análise Existencial no contacto com a Pessoa no contexto familiar (ontologia dimensional da Pessoa, a capacidade de auto-distanciamento e autotranscendência, a intenção paradoxal, os valores para a realização do sentido, diálogo socrático, o sentido do vazio e do sofrimento, …);
Análise e criação de propostas de intervenção no contacto com a Pessoa no contexto familiar (a partir da concepção antropológica da Logoterapia e Análise Existencial).
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o índice de resiliência e a capacidade de auto-superação diante dos desafios a que a Pessoa no contexto familiar hoje se depara através da busca de Sentido e propósito de Vida, segundo a Logoterapia e Análise existencial.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre a procura de sentido, nos múltiplos desafios a que as pessoas em contexto familiar se deparam;
Promoção, capacitação e adoção de recursos facilitadores da auto-determinação da pessoa em contexto familiar;
Transformação do espaço de atendimento num espaço de acolhimento e promotor de Sentido;
Treino de competências promotoras de sentido, no profissional e na pessoa em contexto familiar;
– Desenvolvimento dos índices de resiliência e respostas com sentido, no profissional e na pessoa em contexto familiar.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios / estudos de caso.
DATAS 29 e 31 de março 5 e 7 de abril de 2022 HORÁRIO 10.00h – 13.00h DURAÇÃO 12hLOCAL Plataforma ZoomFORMADORA Susana Fouto da Silva Mediadora de Conflitos Familiares (SMF-DGPJ), Escolares, Organizacionais e Comunitários. Licenciada em Ciências Sociais (Universidade Aberta/DGE) e Terapeuta do Sentido, com especialidade em Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, com formação sistémica e justiça restaurativa e reparativa. Membro acreditado no Viktor Frankl International Institute de Viena (2019). Especialização em Intervenção com Famílias no Sistema de Promoção e Proteção na Sociedade Portuguesa Terapia Familiar (2019). Formação Avançada em PSICOLOGIA POSITIVA E LOGOTERAPIA na Universidade Católica de Braga. (+) info: susanasilvamediadorafamiliar.pt
INSCRIÇÃOAssociados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€PÚBLICO-ALVO Técnicos/as de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas que atuam na área social ÁREA DE FORMAÇÃO090 – Desenvolvimento PessoalMODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualizaçãoFORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito de Coimbra| Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃOFrequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formaçãoINFORMAÇÕES E INSCRIÇÕEShttps://forms.gle/nwaqXADZ58PiTEXc6Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo). Serão então enviadas as credenciais de acesso à plataforma digital da formação. As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 25 de março para: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra Telemóvel: 967 084 497 | E-mail: coimbra@eapn.pt
O For-mar irá participar nos esforços nacionais de acolher, em Portugal, cidadãos da Ucrânia e outros, o que naturalmente passa pela sua integração social e profissional, nomeadamente, através da promoção dos Cursos de Português Língua de Acolhimento (Cursos PLA).
Neste contexto o For- mar na qualidade de Centro de Formação de gestão participada /Pólo da Figueira da Foz vem por este meio evidenciar junto da Vossa entidade total disponibilidade para realizar formação para refugiados Ucranianos e outros . Para tal e a este propósito juntamos em anexo as seguintes propostas Formativas ,entre outras atempadamente divulgadas , a desenvolver localmente nas nossas instalações ou outras a considerar :
que se destina a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
Curso Formação combinada para Marítimos Estrangeiros (gratuito)
Com o objetivo de dar uma resposta mais adequada às necessidades formativas dos marítimos estrangeiros que trabalham a bordo de navios/embarcações nacionais, quer ao nível do domínio da língua portuguesa, quer ao nível das competências profissionais necessárias ao exercício de funções a bordo de navios de mar em condições de segurança pessoal e coletiva, o FOR-MAR apresenta o Curso de Formação Combinada para Marítimos Estrangeiros.
PÚBLICO-ALVO: Cidadãos estrangeiros com residência em Portugal que não dominem a língua Portuguesa e demonstrem satisfazer as normas de aptidão médica exigidas para o exercício de uma profissão a bordo de uma embarcação/navio de mar, de acordo com a legislação em vigor.
Contatos do For-mar /Pólo da Figueira da Foz : 233433220 /963386764
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.AceitarPolítica de privacidade