Divulgação – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2022

Estão abertas as candidaturas no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, de acordo com o Regulamento n.º 533/2022 de 3 de junho, em anexo.

O programa visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados de acordo com as seguintes atividades:

·         Inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco;

·         Inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água;

·         Recuperação de caminhos de pé-posto;

·         Limpeza e manutenção de parques de lazer;

·         Vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação;

·         Vigilância fixa nos postos de vigia;

·         Inventariação de áreas necessitadas de limpeza;

·         Apoio logístico aos centros de recuperação de animais selvagens;

·         Apoio logístico aos centros de prevenção e deteção de incêndios florestais;

·         Inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas;

·         Atividades de reflorestação;

·         Atividades de controlo de espécies invasoras;

·         Monitorização de rios e ribeiros como forma de recuperação das linhas de água;

·         entre outros.

Podem candidatar-se ao programa, através daplataforma informática https://programasjuventude.ipdj.gov.pt, as seguintes entidades:

a) Entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não -Governamentais de Ambiente e Equiparadas;

b) Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais;

c) Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem;

d) Câmaras Municipais;

e) Juntas de Freguesia;

f) Estabelecimentos públicos de ensino;

g) Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado, nomeadamente o previsto na Lei n.º 71/98 de 3 de setembro;

h) Outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., doravante designado como IPDJ, I. P..

Destinatários:

• Jovens com idade entre 14 e 30 anos (inclusive).

Para que se possam candidatar através do link acima referido, deverão todas as entidades efetuar o REGISTO ÚNICO, emhttps://bdu.ipdj.gov.pt/.

Características das Candidaturas:

As candidaturas vão decorrer entre junho e novembro.

• As entidades promotoras podem submeter candidaturas com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início de cada projeto;
  • Os projetos têm duração mínima de 15 dias e máxima de 60 dias;
  • As atividades diárias, em cada projeto, não podem ultrapassar as 5 horas. O horário diário das atividades decorre entre as 7 e as 21 horas, entre abril e outubro, inclusive, e entre as 9 e as 19 horas, em março e novembro.
  • Em caso de o projeto conceber alojamento, este ano, o IPDJ atribui o valor de alojamento de 30 euros por voluntário/24 h até ao limite máximo de 900 euros por projeto;
  • As inscrições dos/as jovens realizam-se até cinco dias antes do início do projeto na plataforma ou durante o projeto, caso existam vagas.

O IPDJ, I.P atribui às entidades organizadoras:

• O ressarcimento dos voluntários (o valor de ressarcimento diário dos jovens voluntários de 12,00 euros).
  • Uma comparticipação para a gestão do projeto, até ao máximo de 500,00 euros; (excluindo as autarquias locais e os estabelecimentos de ensino).

Cada entidade promotora só pode ter, anualmente, três candidaturas aprovadas e financiadas.

Por último, alerta-se para a pertinência da apresentação de projetos no âmbito do Plano 21|23 Escola +, no seu eixo 1 — Ensinar e Aprender, especificamente, no domínio de atuação 1.7.2 — E depois da escola?.

Para mais informações contacte os serviços desconcentrados do IPDJ, I.P. , da área geográfica da sede da sua entidade.

Com os melhores cumprimentos

Direção Regional do Centro