CMFF. DC : Divulgação de atividades para diferentes públicos

19 SET | 31 OUT   

ISTO É SARAMAGO?  

Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás    

Mostra de trabalhos escolares   

Visitas para grupos, com sessões de leitura em voz alta de textos de José Saramago 

Inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt 

Entrada Livre |Público em geral  

Está patente na biblioteca municipal uma mostra de cerca de meia centena de trabalhos de caricatura da autoria de alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo de Cristina Torres, Figueira da Foz, em homenagem ao escritor José Saramago, cujo centenário do seu nascimento se celebra este ano. 

Agende a visita da sua turma e assista à leitura de excertos de textos do Nobel da Literatura.  

  3 SET A 31 OUT  

Exposição “VOLTAR AOS PASSOS QUE FORAM DADOS”  

JOSÉ SARAMAGO 1922 -2022  

Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás    

Figueira da Foz Celebra JOSÉ SARAMAGO  

Entrada livre | Público em geral  

No âmbito das comemorações dos 140 anos de elevação da Figueira da Foz a cidade  

No âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, que decorrerão até 16 de novembro de 2022, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás acolhe, no seu hall de entrada, de 24 setembro a 31 de outubro de 2022,  numa parceria com a Fundação José Saramago, a exposição «Voltar aos Passos que foram Dados», composta por 15 painéis que nos levam a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico do escritor português, vulto do panorama literário universal, galardoado ao mais alto nível com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998.  

25 SET |17h00

Jornadas Europeias do Património 

Apresentação do livro « Lojas com História na Figueira da Foz»

Inauguração de exposição de ilustrações de Ana Biscaia 

Centro de Artes e Espectáculos 

Público em geral 

Entrada livre 

O Município da Figueira da Foz associa-se à comemoração das Jornadas Europeias do Património de 2022 (JEP), uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia as Jornadas Europeias do Património, que decorre de 23 e 25 de setembro, com um programa de atividades inteiramente dedicado ao projeto «Comércio com História». 

O programa integra a apresentação, dia 25 de setembro, pelas 17h00, no Centro de Artes e Espectáculos, da edição municipal bilingue (PT- ES) «Lojas com História na Figueira da Foz», bem como a inauguração de uma exposição com ilustrações de Ana Biscaia, referentes aos estabelecimentos que integram a obra e que se encontram reconhecidos como de interesse histórico e cultural ou social local.  

Nos dias 23 e 24, na página de facebook do Museu Municipal Santos Rocha (https://www.facebook.com/museu.rocha), irá decorrer uma atividade lúdico pedagógica, o Quiz – Lojas com História da Figueira da Foz.  

Estas iniciativas são um incentivo do município ao comércio local e à produção cultural e têm um papel fundamental na valorização da sua ação na difusão do património cultural. 

O projeto «Comércio Com História» visa a proteção e promoção de espaços comerciais e não só, com interesse histórico, cultural ou social, e que fazem parte da identidade distintiva da história local. 

O Município da Figueira da Foz reconheceu, desde 2020, uma vintena e meia de estabelecimentos comerciais que integram a plataforma «Comércio com História».  

Durante o fim de semana os espaços museológicos municipais irão estar abertos: o Museu Municipal Santos Rocha, sábado e domingo das 14h00 às 19h00, assim como o Núcleo Museológico do Mar. Já o Núcleo Museológico do Sal funcionará no horário habitual, sábado e domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.  

30 SET | 21h00-13h30

Noite Europeia dos Investigadores 

Núcleo Museológico do Mar 

Público em geral, famílias com crianças

Gratuito 

O Município da Figueira da Foz associa-se à comemoração da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) e promove, dia 30 de setembro, no Núcleo Museológico do Mar, entre as 21h00 e as 23h30, um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, gratuitas, direcionadas a público em geral e famílias com crianças.  

Este ano subordinada ao tema «Ciência para todos, sustentabilidade e inclusão», a NEI, iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA), que tem como objetivo aproximar investigadores e cidadãos, será preenchida por atividades nas áreas da geologia, biologia, arqueologia e antropologia.  

Outubro

Sábado a Ler no Museu 

Biblioteca Municipal e Museu Municipal   

01 OUT | 15h00  

Crianças dos 04 aos 10 anos e famílias   

max. 10 crianças   

Gratuito   

inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt | servico.educativo@cm-figfoz.pt | 233 40 28 40  

Leitura de Conto  

Visita às reservas do Museu  

Atelier de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis   

Teatro de Marionetas «Tatá e Totó: Histórias de Ratos»  

04 OUT | 10h30 e 14h00  

Auditório Municipal  

Pré-escolar 

Gratuito | Inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt / 233 402840  

Sujeito à lotação da sala  

O Auditório Municipal recebe dia 04 de outubro, Dia Mundial do Animal, A Associação Cultural Marionetas em Algazarra, que virá apresentar duas sessões (10h30 e 14h00) da peça de marionetas «Tatá e Totó: Histórias de Ratos», dirigida a crianças do pré-escolar.  

A apresentação é gratuita, contudo sujeita a inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt | 233 402840, e à lotação da sala.  

A peça fala de livros, de bibliotecas, da importância de ler e ouvir histórias. Vamos poder ver e ouvir as histórias «O Rato do Campo e o Rato da Cidade» e «O Rato e a Ratoeira», histórias conhecidas de todos, onde o herói é sempre um ratinho. 

Oficinas no Castelo  

Castelo Engenheiro Silva | Esplanada Silva Guimarães   

08 OUT, 12 NOV e 10 DEZ | 15h30   

Gratuito  

Inscrição prévia : nucleo.contemporaneo@cm-figfoz.pt  

Crianças dos 4 aos 10 anos   

A leitura de um conto ilustrado servirá de pretexto para abordar a obra do escultor Laranjeira Santos, fazendo ligação a outros autores ou expressões artísticas.  

QUARTEL DA IMAGEM da Figueira da Foz   

«Parque Cine-Um Cinema Paraíso»  

«Manuel Santos- O fotógrafo amador»  

Largo Padre Arménio Marques (em frente à Igreja Matriz)       

Segunda a sexta: 10h00-18h00 | Sábado: 15h00-19h00        

Encerrada aos domingos   

Entrada Gratuita    

Público em geral     

 O Quartel da Imagem tem patentes ao público duas exposições com assinatura do mestre António Viana, que contaram com o apoio da Cinemateca Portuguesa.     

«Parque Cine-Um Cinema Paraíso» é dedicada ao cinema e «Manuel Santos- O fotógrafo amador» a Manuel Santos, fotógrafo, cineasta amador que fotografou a cidade, as suas gentes e realizou um dos primeiros filmes de promoção da Figueira sendo o elo de ligação entre as duas o filme realizado por Manuel Santos e exibido no Parque Cine em agosto de 1930, «Figueira da Foz Rainha das Praias Portuguesas».     

  ————————————  

RESERVAS VISITÁVEIS   

Museu Municipal Santos Rocha

 As coleções que não se encontram em exposição permanente no Museu Municipal Santos Rocha : armas, mobiliário e etnografia de África, Brasil e Oriente: China, Japão, Índia, Curiosidades…, e que estão acomodadas nas vitrinas antigas, estão ao alcance do seu olhar.

Onde? Nas reservas visitáveis! 

Visite-as e fique com uma impressão muito sugestiva do que seria o espaço museológico à data da sua fundação, no final do século XIX (1884).

 Sextas-feiras à tarde: 14h00-17h00 

Primeiro sábado do mês (14h00-19h00) 

Mediante marcação: museu@cm-figfoz.pt
 

Limitado a grupos com um máximo de 10 pessoas /visita. 

Até MAR 2023

Museu Municipal Santos Rocha  

Hall do edifício Museu / Biblioteca 

Sala de exposições temporárias 2 

Figueira Cidade | 140 ANOS  

Entrada Livre | Público em geral  

 A exposição, que vem na sequência da «Figueira Vila», apresenta documentos e objetos da época (séc XVIII a XX) pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico, Arquivo Fotográfico, Biblioteca e Museu Municipais. 

  ————

«João Reis 1889-1982 | A Intuição da Pintura»  

Exposição permanente   

Sala de exposições temporárias 1  

Museu Municipal Santos Rocha   

Entrada Gratuita   

Público em geral   

Horário de visita:  

Terça a sexta-feira:  09h30 – 17h00  

Sábados:14h00 – 19h00. 

A exposição permanente «João Reis 1889-1982 | A Intuição da Pintura» resulta de uma colaboração protocolar entre a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a família de João Reis, depositária do seu espólio.   

Composta por cerca de 80 obras (7 pertencentes à coleção de pintura do MMSR), encontra-se organizada em núcleos específicos, reveladores das fases e diversidade   

«João Reis 1889-1982 | A Intuição da Pintura» constitui um testemunho realista da história da Figueira da Foz, que o artista plástico tanto apreciava, e um valioso contributo para o entendimento das vivências da região.  

  ————————    

«Visões a Preto-e-Branco!», Rodrigo Pinto      

Núcleo Museológico do Mar       

Até 30 SET       

Exposição de fotografia      

Entrada Livre       

Público em geral       

Horário de visita: 

Segunda a sexta-feira: 09h00-13h00 / 14h00-17h00  

Encerra: fins-de-semana   

 A mostra reúne um conjunto de fotografias de películas a preto-e-branco, do Cabo Mondego e área envolvente, tiradas durante a última década.      

  ——————————————– 

À Descoberta das Zonas Húmidas   

Exposição fotográfica    

Núcleo Museológico do Sal    

Até 1 OUT    

Entrada Livre (exposição)  

Público em geral   

Horário de visita:  

Quinta-feira a domingo / feriados:  

10h00 às 12h30 / 14h00 às 16h00  

Encerrado de segunda a quarta-feira  

O Núcleo Museológico do Sal tem patente até 01 de outubro, no âmbito das comemorações do seu 15º aniversário e da iniciativa (A) gosto com sabor a sal, a exposição fotográfica “À descoberta das Zonas Húmidas”, composta por uma seleção de fotografias realizada de entre as 54 recebidas no âmbito do desafio homónimo, lançado pelo Município no âmbito do projeto Quinta Ciência Viva do Sal, financiado pelo EEAGrants.    

 ————————————–    

Rotas cruzadas: entre o Mar e o Homem  

Exposição da II Maratona de Fotografia da Figueira da Foz   

Quartel da Imagem    

Entrada gratuita    

Público em geral    

Horário de visita 

Segunda a sexta-feira: 10h00 às 18h00   

Sábado: 15h00 às 19h00   


Esta mostra reúne 19 registos fotográficos da autoria de todos os participantes II Maratona de Fotografia da Figueira da Foz “Rotas cruzadas: entre o Mar e o Homem”, que teve lugar a 23 de julho, tendo a freguesia de Quiaios como referência (Quiaios, Praia de Quiaios, Murtinheira, Farol do Cabo Mondego, Capela de Santo Amaro e Bandeira -Serra da Boa Viagem).   

CMFF. DC : Divulgação de atividades para diferentes públicos
Voltar ao topo