🛡️🌍 1 DE MARÇO – DIA DA PROTEÇÃO CIVIL 🌍🛡️

Nota de enquadramento:

Hoje, 1 de março, celebramos o Dia Internacional da Proteção Civil, uma data instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO). A nível nacional, seguindo o Despacho n.º 6915/2008, de 21 de fevereiro, também foi estabelecido o Dia da Proteção Civil.

Esta efeméride tem como objetivo sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do patrimônio cultural e ambiental diante de acidentes graves ou catástrofes. Prestamos homenagem a todos os seus agentes e promovemos a reflexão sobre os riscos que enfrentamos, assim como o papel de cada um de nós na criação de comunidades resilientes.

Esta data é assinalada em todo o país com diversos eventos realizados pelos Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como pelos vários agentes de proteção civil e pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão sobre os valores que devem orientar esta área de atuação.

A Organização Internacional de Proteção Civil define todos os anos um tema para as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Para 2024, recomendou como tema de reflexão as “Tecnologias inovadoras ao serviço da Proteção Civil”, sublinhando a importância do uso das novas tecnologias neste campo crucial.

#DiaDaProteçãoCivil #ProteçãoCivil #Segurança #Prevenção

🛡️🌍 1 DE MARÇO – DIA DA PROTEÇÃO CIVIL 🌍🛡️