Convite | Apresentação Pública PNPAF – Manuais Atividade Física Adaptada

O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Direção-Geral da Saúde, tem a honra de convidar para a Apresentação Pública de lançamento dos Manuais de Atividade Física Adaptada*, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 14h30, no Auditório dos Marqueses da Praia (Parque da Cidade de Loures).

Visando a promoção de estilos de vida ativos, essenciais para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e do bem-estar, esta Coleção de Manuais contou com a edição da Professora Doutora Leonor Moniz Pereira, bem como autores-chave em cada uma das áreas. Todos os Manuais* e o Vídeo de lançamento serão divulgados na página da DGS e PNPAF, ficando disponíveis para visualização e download.

Programa em anexo (evento presencial, com transmissão online). 

Em caso de interesse, e para que possamos gerir a capacidade de lugares na sala solicitamos o assinalar da forma preferencial de participação (presencial/online) no link em baixo. 

https://forms.gle/TMBxRazwvBVHkpMZA

Na forte expetativa de podermos contar com a sua presença, agradecemos a atenção e subscrevemo-nos com elevada consideração.  

*A Coleção dos Manuais de Atividade Física Adaptada abrange: pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental; pessoas com Lesão Medular; pessoas com Surdez; pessoas com Baixa Visão ou Cegas; pessoas com Paralisia Cerebral; pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo; pessoas com Amputação; pessoas com Esquizofrenia

Curso de Aprendizagem Técnico de Animação 2D e 3 D, com acesso ao 12.º ano,

Informação relativa ao curso de Aprendizagem Técnico de Animação 2D e 3 D, com acesso ao 12.º ano, a decorrer na Figueira da Foz.

Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens e adultos, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Destinatários e Condições de Acesso:

Jovens e adultos que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos:

– Tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou sejam titulares de habilitação legalmente equivalente;

– Tenham até aos 29 anos de idade, inclusive

Estrutura curricular/Componentes de formação:

  1. Formação sociocultural e formação científica, que visam a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes para a capacitação dos jovens e adultos e que se consideram necessárias para a obtenção de uma qualificação escolar, de acordo com os referenciais de competência das qualificações constantes no CNQ;
  2. Formação tecnológica que visa a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes que deem resposta ao definido no perfil profissional e no referencial de competências associado à respetiva qualificação;
  3. Formação em contexto de trabalho que visa a aplicação e a consolidação dos conhecimentos, aptidões e atitudes adquiridas, através da realização de atividades em contexto de empresa, ou de outras entidades empregadoras.

Benefícios/Apoios:

– Bolsa de Profissionalização

– Subsídio de Refeição

– Despesas ou Subsídio de Transporte (*)

– Despesas de Acolhimento (*) (para quem tem crianças ou adultos dependentes a cargo)

– Bolsa para material de estudo (*)

– Seguro de Acidentes Pessoais

 (*) mediante entrega dos comprovativos necessários

– Dá uma qualificação e prepara o formando para o mercado de trabalho;

– Dura aproximadamente 2,5 anos e cerca de 40 % da formação decorre em contexto de trabalho numa empresa;

– Permite obter uma dupla certificação: uma qualificação profissional de nível 4 e o 12.º ano de escolaridade;

– Dá a possibilidade de prosseguimento de estudos.

Documentos a entregar:

– Certificado de habilitações

– Cartão de cidadão (na cópia deve escrever que autoriza o seu uso para efeitos da formação)

– Ficha de inscrição preenchida (em anexo)

– Declaração em como está inscrito no IEFP

Figueira Cidade Saudável: Caminhada de Orientação “Figueira Contra a Diabetes – Caminhada pela Vida”

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD), que integra os cuidados de saúde primários, através do ACES Baixo Mondego, e os cuidados de saúde hospitalares, com o Hospital Distrital da Figueira da Foz, e o Programa Municipal Figueira Cidade Saudável em parceria com a Associação Desportiva do Mondego Ori Mondego irão organizar uma Caminhada de Orientação, denominada de “Figueira Contra a Diabetes – Caminhada pela Vida” dirigida às pessoas com diabetes, seus familiares e comunidade em geral.

A atividade realizar-se-á no dia 19 de novembro, pelas 10h00, junto às Muralhas de Buarcos!

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em: https://forms.gle/HQAYMSRhHbx3A56C9

Encontros da Claridade | 14 NOV -21h30

«Figueira – Encontros da Claridade», que terá lugar dia 14 de novembro, pelas 21h30, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

«A Situação no Médio Oriente: Possíveis Cenários» será o tema e os intervenientes: Paulo Sande, Luís Tomé e Diana Soller. 

A moderação estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes. 

A TERRA TREME 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 14 de novembro, às 11:14 horas, a 11.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).

É objetivo do Exercício capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Colóquio “Evocação do bicentenário da morte de Manuel Fernandes Tomás | 24 nov – Figueira da Foz

Colóquio “Evocação do bicentenário da morte de Manuel Fernandes Tomás”, uma iniciativa organizada em parceria com a Academia Portuguesa da História e a Academia Portuguesa das Ciências.

O colóquio é acreditado, realizar-se-á dia 24 de novembro no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, na Figueira da Foz, e está sujeito a inscrição obrigatória (até 22 de novembro) para o email biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt . 

O valor do custo da mesma é de 10.00€ por pessoa e incluí a oferta de um exemplar do livro “Manuel Fernandes Tomás. Ensaio Histórico-Biográfico” da autoria de José Luís Cardoso, editado em 2020. 

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado ao balcão do Museu Municipal Santos Rocha, das 09h30 às 17h00, a partir do dia 22 de novembro.