Inquérito Nacional a Hábitos Alimentares e de Atividade Física – 2ª recolha de dados

A Direção-Geral da Saúde, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, está a realizar uma segunda recolha de dados sobre os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em contexto da pandemia COVID-19. Desta forma, será possível comparar os comportamentos atuais, aproximadamente um ano após o início da pandemia, com os resultados obtidos em abril/maio do ano passado.


A participação massiva neste estudo reveste-se da máxima importância, para assessorar esta entidade de saúde nacional na implementação de estratégias que atenuem impactos negativos ao nível da atividade física e alimentação da população, provocados por este contexto pandémico. Mais informações podem ser consultadas diretamente no link do inquérito:

https://researchsurvey.limequery.com/445285?lang=pt

Assim, a equipa do  Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física vem, por este meio, solicitar a divulgação deste link nas páginas e redes sociais oficiais da V/ instituição, bem como noutros fóruns/redes não institucionais que considerem pertinentes.


O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde assinala o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado hoje, 6 de abril, com a publicação do seu relatório anual de atividades, que pode ser consultado AQUI

O documento resume os dados da atividade física (AF) em Portugal e faz um ponto de situação sobre as principais estratégias para a promoção da AF implementadas no último ano, bem como das ações e estratégias previstas para o próximo ciclo. 

O PNPAF desenvolveu ações em vários eixos, da comunicação à monitorização e boas práticas, que foram particularmente relevantes num ano marcado pela pandemia por COVID-19. A AF tem, potencialmente, um papel preventivo na infeção por COVID-19 (e.g. via reforço do sistema imunitário, entre outros mecanismos), mas, principalmente, revela-se uma atividade essencial ao equilíbrio físico e psicológico, particularmente fragilizados neste contexto, principalmente nos períodos mais agudos de confinamento social. 

Todas as atividades desenvolvidas podem ser encontradas com resultados detalhados no relatório, hoje tornado público.

Inquérito Nacional a Hábitos Alimentares e de Atividade Física – 2ª recolha de dados
Voltar ao topo