DIA DA PROTEÇÃO CIVIL 2023
O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO)[1], celebra-se anualmente, a 1 de março.
A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro[2], foi instituído o Dia da Proteção Civil.
Em Portugal e no mundo, a celebração da data visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.
A data tem sido assinalada, a nível nacional, regional e municipal, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.
Cabe à Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) a escolha do tema que serve de mote às comemorações. De acordo com a OIPC, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil deste ano é o seguinte “LE Rôle des TECHNOLOGIES DE l’information dans l’évaluation des risques”.
O tema sublinha o importante papel das novas tecnologias na área da Proteção Civil.
MENSAGEM DA SECRETÁRIA GERAL DA OIPC – TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVL 2023
1 de março é o Dia da Proteção Civil.
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
[1] A data foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) como Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil. A efeméride é celebrada em todo o mundo desde 1990, ano em que foi aprovada pela Assembleia-Geral da OIPC, com sede em Genebra, na Suíça.
[2] Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 49, de 19 de março de 2008, do então Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Carlos Pereira.