DIA DA PROTEÇÃO CIVIL 2023

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO)[1], celebra-se anualmente, a 1 de março.

A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro[2], foi instituído o Dia da Proteção Civil.

Em Portugal e no mundo, a celebração da data visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

A data tem sido assinalada, a nível nacional, regional e municipal, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

Cabe à Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) a escolha do tema que serve de mote às comemorações. De acordo com a OIPC, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil deste ano é o seguinte “LE Rôle des TECHNOLOGIES DE l’information dans l’évaluation des risques”.

O tema sublinha o importante papel das novas tecnologias na área da Proteção Civil.

MENSAGEM DA SECRETÁRIA GERAL DA OIPC – TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVL 2023

1 de março é o Dia da Proteção Civil.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!


[1] A data foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) como Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil. A efeméride é celebrada em todo o mundo desde 1990, ano em que foi aprovada pela Assembleia-Geral da OIPC, com sede em Genebra, na Suíça.

[2]  Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 49, de 19 de março de 2008, do então Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Carlos Pereira.

Centro eu Sou Digital no IPDJ – Sessões de capacitação em TIC.

O IPDJ associou-se ao Programa #EuSouDigital do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa – o qual tem como objetivo colocar jovens voluntários a partilhar conhecimentos com pessoas adultas, no que se refere ao uso das novas tecnologias de informação, em particular, o acesso à internet e simultaneamente combater a infoexclusão de adultos/as residentes em Portugal através de sessões de capacitação sobre TIC.

Ensinar o digital de forma simples, gratuita e próxima juntando, num mesmo espaço, Alunos e Voluntários, é o propósito dos CENTROS EUSOUDIGITAL , agora também disponível nos serviços desconcentrados do IPDJ de Coimbra, sito na Rua Pedro Monteiro, nº 73.

Com o apoio de jovens voluntários/as, integrados nos Centros EUSOUDIGITAL do IPDJ ou de entidades parceiras, desenvolvido a pensar em adultos, com pouco ou nenhum contacto com a internet, este Programa junta Alunos e Voluntários numa dinâmica de aprendizagem de um para um.

As sessões de capacitação para os alunos têm duração previsível de 2 horas e podem ser requisitadas no horário entre as 09h e as 12h ou entre as 13h e as 18h, mediante a articulação e disponibilidade dos voluntários.

Se conhece alguém que queira aprender, inscreva-o na plataforma EUSOUDIGITAL :: Alunos não se esquecendo de selecionar o Centro IPDJ – Direção Regional do Centro (Coimbra)

Para apoio na inscrição e/ou solicitar de mais informações:

Dia da Proteção Civil – Convite e pedido de divulgação do evento

No próximo dia 1 de março comemora-se o Dia da Proteção Civil, efeméride instituída com a finalidade de prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo sobre a problemática dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos e o papel dos cidadãos no esforço coletivo de criação de comunidades mais resilientes.

Este ano, o foco das comemorações ao nível da Região de Coimbra vai decorrer em Mira, de 1 a 5 de Março, com uma exposição de meios estáticos dos diferentes Serviços e Agentes de Proteção Civil e outras Entidades Parceiras

Face ao exposto, vimos convidar Vossa Excelência a estar presente na cerimónia de abertura, que irá decorrer no dia 1 de março, pelas 14h30, no Jardim do Visconde, em Mira.

IPDJ – Divulgação: Geração em Rede

jovem rapaz a ensinar idosa a trabalhar com um computador

Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) solicita a melhor divulgação da ação de longa duração – Gerações em Rede, no âmbito do Programa Agora Nós que visa envolver entidades da sociedade civil no objetivo nacional de diminuir a infoexclusão digital da população adulta residente em Portugal, contribuindo para a inclusão social e diminuição do isolamento social desta população.

Assim, estão abertas as candidaturas às entidades promotoras para a apresentação de projetos.

  • Prazo de candidatura (entidades) de 22 fevereiro 10 de março.

Nesta ação as entidades, nas suas candidaturas:

  • propõem metas que pretendem cumprir de capacitação de pessoas adultas;
  • estipulam o número de voluntários/as;
  • realizam o agendamento de sessões de capacitação, realizadas pelos/as jovens voluntários/as junto dos beneficiários/as;
  • definem os seus parceiros na angariação de beneficiários/as.

Esta ação é reforçada por um projeto de voluntariado coordenado pelas Direções Regionais do IPDJ designado EU SOU DIGITAL.

Entidades elegíveis

  • Associações de Jovens;
  • Associações de Estudantes;
  • Associações de Pais;
  • Clubes Desportivos (associações);
  • Outras entidades privadas sem fins lucrativos.

Destinatários

  • Voluntários/as – jovens com idade compreendida entre os 16 e os 30 anos.

Beneficiários

  • Adultos/as residentes em Portugal que pretendam obter capacitação básica para acesso à Internet.

Como participar

Prazo de inscrição (voluntários/as)

  • As inscrições são realizadas nos projetos no mínimo até cinco dias antes do seu início.

Modelo de execução

As entidades com projetos aprovados pelo IPDJ, registam-se como CENTRO EU DIGITAL, na Plataforma do EU SOU DIGITAL – Programa de capacitação de adultos.

No momento de início do projeto, os/as voluntários/as selecionados/as devem registar-se também como mentores na mesma Plataforma e realizar a sua autoformação para a execução das tarefas.

A sessão de capacitação tem de seguir o modelo presente na Plataforma do EU SOU DIGITAL – Programa de capacitação de adultos.

Direitos das entidades promotoras

As entidades promotoras com projetos aprovados recebem uma subvenção que agrega dois valores:

  1. Os valores de ressarcimento (12€/voluntário/dia), que a entidade deve transferir/pagar aos/às voluntários/as, quinzenalmente, após verificada a assiduidade;
  2. Valor de gestão (calculado com base no número de beneficiários/as capacitados):

·         Até 50 beneficiários/as – três euros por beneficiário/a;

·         De 51 a 100 beneficiários/as – quatro euros por beneficiário/a;

·         101 ou mais beneficiários/as – cinco euros por beneficiário/a.

Este valor é pago, mensalmente, aferido o número de beneficiários/as realizado.

Onde decorrem as sessões

  • Nos centros EU SOU DIGITAL das entidades promotoras;
  • Nos centros EU SOU DIGITAL dos serviços regionais do IPDJ;
  • ou noutros locais a definir pelas entidades promotoras ou pelo IPDJ.

Direitos dos voluntários/as

  • Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil;
  • Formação;
  • Certificado de Participação;
  • Ressarcimento de despesas (12€/dia).

Para mais esclarecimentos contactar:

Direção Regional do Centro

Serviços de Aveiro

Telefone: 234 403 100

e-mail: mailcoimbra@ipdj.pt

FigueiraViva – Divulgação de Formação Modular Certificada em regime pós-laboral, para empregados e desempregados

A Associação FigueiraViva – Associação de Cooperação e Solidariedade para o Desenvolvimento solicita a melhor divulgação da oferta formativa em horário pós-laboral, regime presencial, financiada, para empregados e desempregados. 

A ação é promovida pela empresa CEFOSAP – Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional, em parceria com a Associação FigueiraViva.

Cada UFCD é independente pelo que podem inscrever-se só na UFCD que tenham interesse ou em todas.

O número mínimo de participantes por ação é de 15 formandos. Só após a formação da turma se poderá dar início ao processo e depois confirmar as datas de início.

As UFCD’s  serão as seguintes:

0714 – 50 horas – qualidade e aspetos comportamentais;

5438 – 50 horas – liderança e motivação de equipas;

9638 – 50 horas – processos de comunicação com crianças e jovens;

10380 – 50 horas – intervenção nos comportamentos aditivos e dependências.

A inscrição e envio de documentação necessária poderá ser feita por email para o mail geral.figueiraviva@gmail.com, colocando em assunto “inscrição para ação pós laboral”.

Caso pretenda a inscrição presencial, o horário é das 9h/13h e das 14h/18h de segunda a sexta. A título excecional e devidamente poderá ser agendada para outra hora.

As vagas serão preenchidas conforme as datas de envio de toda a documentação solicitada para o efeito.

Para mais esclarecimentos contactar:

Associação de Cooperação e Solidariedade para o Desenvolvimento – IPSS

Rua da Escola, s/n, Chã – Tavarede

3080-847 Figueira da Foz

Contatos: 233413043 / 939017042

geral.figueiraviva@gmail.com / geral@figueiraviva.pt

www.figueiraviva.pt

Projeto Comunitário Jardim das Causas – DESAFIO EM TONS VERDE

O JARDIM DAS CAUSAS ESTÁ DE VOLTA. 

Após o DESAFIO EM TONS ROSA – outubro 2022 e o DESAFIO EM TONS AZUL – novembro 2022, e após uma pausa, por motivos de força maior, este Projeto Comunitário volta a desafiar a Comunidade Figueirense para a reflexão de Causas através da Arte, da Dedicação, da Natureza e da Solidariedade.

Vamos então ao mês de março e ao DESAFIO EM TONS VERDE? 

CAUSAS a refletir neste mês:

– Dia internacional da felicidade;

– Discriminação zero;

– Síndrome de down;

– Vítimas de violência doméstica;

– Saúde oral< /div>

– Sustentabilidade e Ecossistemas.

Cor a ser trabalhada?

Os vários tons de VERDE – claro, médio, escuro, mesclado.

Materiais a utilizar?

Lã, trapilho e outros materiais em fio. Não podemos utilizar plástico, cartolinas, feltro, ou tecido. As árvores agradecem!

Quem pode participar neste Projeto Comunitário?

Todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos. Homens e mulheres. A avó, a vizinha, a tia, a amiga, a comunidade em geral. As pessoas que frequentam os centros de dia, os lares de idosos, os jardins de infância, as coletividades, as escolas, os trabalhadores das empresas, os centros de convívio, os colaboradores e clientes das IPSS, os Centros de Atividades de Tempos Livres, as entidades públicas, o comércio, as associações desportivas, … TODOS.

O Jardim das Causas é de todos.

O Projeto é de todos.

As Causas dizem respeito a todos.

O sucesso do Projeto depende de todos!

Como posso contribuir?

Realizar pequenos trabalhos em croché, tricô, macramé, nós, tranças, entre outros. Exemplos: Quadrados, flores, bolas, cachecóis, triângulos, outros. O que faz sentido para cada participante. As crianças podem fazer pompons.

Para que os trabalhos se tornem menos dispendiosos, podem utilizar fio grosso, materiais que tenham em casa, baratos, e trabalhar em ponto largo – “abertos e fechados”. Fica aqui a sugestão.

Onde posso entregar os meus trabalhos?

– Na Goltz de Carvalho – junto à estátua da varina.

– Nas Padarias/Pastelarias Dionísio.

Prazo de entrega?

Até 06 de março de 2023.

Data para coser as Causas nas árvores do Jardim Dr. Fernando Traqueia, em buarcos?

Dia da Mulher, 08 de março de 2023. A partir das 15 horas. A presença de todos é muito benvinda.

Já conhece o nosso BANCO DO TEMPO?

E se doasse um pouco de si em prol das Causas nobres?

Contacte-nos! Temos para si as respostas sobre este grande desafio que é o VOLUNTARIADO.

Poderá dar o seu tempo às crianças, aos Idosos, ao doente oncológico e aos Projetos Comunitários. A escolha é sua. A disponibilidade também.

Esperamos por si. Desafie-se.

Bem hajam!

CENTRO COMUNITÁRIO GOLTZ DE CARVALHO – As Pessoas, os Propósitos e os Projetos

Programa ‘Bilha Solidária’ disponível para 300 mil apoios às famílias – ANAFRE volta a ser o parceiro escolhido pelo Governo para levar apoio de 10 euros aos agregados mais desfavorecido

Programa ‘Bilha Solidária’

disponível para 300 mil apoios às famílias

ANAFRE volta a ser o parceiro escolhido pelo Governo

para levar apoio de 10 euros aos agregados mais desfavorecidos

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e o Governo renovaram o programa ‘Bilha Solidária’, que disponibiliza 300 mil apoios de 10 euros na compra de gás em botija. No total são 3 milhões de euros até ao final de 2023, ou até esgotar o montante em questão.

“A ANAFRE tem um papel preponderante no apoio às populações mais desfavorecidas. Esta renovação do protocolo é uma demonstração clara do bom desempenho das freguesias que chegaram a mais de 24 mil apoios em apenas mês e meio no final de 2022”, afirma Jorge Veloso, presidente da ANAFRE, satisfeito com a confiança demonstrada pelo Governo.

Os três milhões de euros estão disponíveis a todos os cidadãos consumidores domésticos a residirem em Portugal, com contrato de fornecimento de eletricidade e beneficiários da tarifa social de energia elétrica (TSEE) ou tenham no seu agregado familiar um beneficiário de uma prestação social mínima.

As condições para beneficiar do apoio de 10 euros na compra de uma botija de gás mantêm-se. O cidadão tem de se inscrever na junta de freguesia aderente e deve apresentar os seguintes documentos:

–                Fatura de eletricidade e, se for o caso, comprovativo do recebimento da prestação social mínima;

–                Fatura ou recibo referente à compra de garrafa de GPL (dos meses de janeiro a dezembro de 2023), com o NIF do beneficiário;

–               Cartão do Cidadão, de Residente ou Passaporte do titular do contrato de eletricidade.

Mais Família Mais Jovem

Enquadrado na sua vertente Prevenção, a CPCJ da Figueira da Foz, com o HDFF,  vão realizar formação no âmbito da Parentalidade Positiva. 

Programa Mais Família Mais Jovem (baseado no Programa “ Parenting Wisely – Teens” do Dr. Don Gordon), é baseado em evidências e resulta da investigação que demonstra que o seu uso reduz os problemas de comportamento, promove a resolução de problemas, a satisfação com a parentalidade e melhora a comunicação entre pais e ou outras figuras parentais e adolescentes.

São OBJECTIVOS desta formação: 

Sensibilizar para a promoção de uma parentalidade positiva. 

Capacitar para a promoção do aumento da parentalidade positiva. 

Capacitar para a diminuição de problemas relacionais. 

Destinatários: Técnicas com realidade laboral no âmbito de pais/cuidadores de adolescentes com situações problemáticas que desafiam as estratégias educativas parentais. 

Data: 28 de Fevereiro de 2023 das 09:00 às 13:00

Local: Sala Multiusos do Paço de Tavarede

Para fazer a sua inscrição, clique no link abaixo​

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzNWrKr5J0_wrQzcbQ3zm-cZAc05J1JUpK4WejUMPqn2o5YA/viewform?usp=pp_url