“Noções básicas de primeiros socorros” – 25 horas – A REALIZAR EM ARAZEDE

No âmbito da parceria entre a AFA –Amigos da Freguesia de Arazede e a Associação Fernão Mendes Pintos, vamos realizar em Arazede a ação Formação Modular Certificada “Noções básicas de primeiros socorros” – 25 horas.

A  ação vai decorrer em horário pós-laboral, das 19:00 às 22:30 horas, nas instalações da AFA – Associação dos Amigos da Freguesia de Arazede, dois dias  por semana.

Podem participar beneficiários nas seguintes condições:

  • Empregados, com habilitação igual ou superior ao 9ºano,
  • Desempregados, há menos de 1 ano, inscritos no IEFP, com habilitação igual ou superior ao 12ºano.

Os/As formandos/as têm direito a um subsídio de alimentação no valor de 4.77 €/ por cada dia de formação frequentado e a um certificado de qualificação no final da ação.

As ações são promovidas no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – TO 1.8 Formação Modular para empregados e desempregados.

Em anexo segue divulgação da ação e a respetiva Ficha de Inscrição, que em caso de interesse, deve ser preenchida e enviada para o seguinte e-mail: sao.carvalho@afmp.pt

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional

Com os melhores cumprimentos,

Conceição Carvalho

Coordenadora “Qualifica Montemor”

ASSOCIAÇÃO FERNÃO MENDES PINTO

Departamento de Formação, Qualificação e Capacitação

Tlm.: 969 571 754

Tlf.: 239 050 411

Emai: são.carvalho@afmp.ptafmendespinto@centroqualifica.gov.pt

URL: www.afmp.pt

Facebook: https://www.facebook.com/AFMP/1977/

Formação Modular Certificada “NUTRIÇÃO E DIETÉTICA” – 25 HORAS – PRESENCIAL

Serve o presente para informar, que vamos iniciar no dia 10 de NOVEMBRO, a ação de formação:

  • “NUTRIÇÃO E DIETÉTICA” – 25 horas

Data de início 10 DE NOVEMBRO

Uma ou duas vez por semana – 10, 15, 18, 24, 29 novembro e 2, 3 dezembro (total de 7 dias de formação)

Horário pós-laboral – das 19:00 às 22:30H

Mais se informa que no decorrer do mês de novembro iremos realizar ainda as seguintes ações:

IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃODATA DE INICIOREALIZAÇÃO
“CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS COM CRIANÇAS E JOVENS”25 horas4 DE NOVEMBRODois dias por semana– Terça e Quinta feira
“CUIDADOS NA SAUDE MENTAL”25 horas9 DE NOVEMBRODois dias por semana– Terça e Quinta feira
“PREVENÇÃO DA NEGLIGÊNCIA ABUSOS E MAUS TRATOS”25 horas10 DE NOVEMBRODois dias por semana– Segunda e Quarta feira
“ENQUADRAMENTO LEGAL DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS”25 horas12 DE NOVEMBRODois dias por semana– Quarta e Sexta feira

Toas as ações decorrem na Escola Profissional de Montemor-o-Velho.

Podem participar os seguintes beneficiários:

  • empregados, com habilitação igual ou superior ao 9ºano,
  • desempregados, há menos de 1 ano, inscritos no IEFP, com habilitação igual ou superior ao 12ºano

Os/As formandos/as têm direito a um subsídio de alimentação no valor de 4.77 €/ por cada dia de formação frequentado e a um certificado de qualificação.

As ações são promovidas no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – TO 1.8 Formação Modular para empregados e desempregados.

Em anexo segue divulgação e ficha de inscrição, que em caso de interesse, deve ser preenchida e enviada para um dos seguintes e-mail: sao.carvalho@afmp.pt ou qualificamontemor@gmail.com

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos,

Conceição Carvalho

Coordenadora “Qualifica Montemor”

ASSOCIAÇÃO FERNÃO MENDES PINTO

Departamento de Formação, Qualificação e Capacitação

Tlm.: 969 571 754

Tlf.: 239 050 411

Emai: são.carvalho@afmp.ptafmendespinto@centroqualifica.gov.pt

URL: www.afmp.pt

Facebook: https://www.facebook.com/AFMP/1977/

Divulgação de Ação de Sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos – Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos

A Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos irá realizar uma ação de sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos, dinamizada pela Equipa Multidisciplinar Especializada para o Apoio a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos – EME Centro, e pela Saúde em Português, no próximo dia 16 de novembro, das 14h30 às 16h30, dirigida a técnicos da área social, da educação e da saúde.

Agradecemos desde já toda a colaboração possível na divulgação deste evento, podendo ser consultado na página do Facebook oficial da Rede https://www.facebook.com/tshcentro

A inscrição é gratuita e obrigatória, e deverá ser feita através do link: https://forms.gle/mBMsAvgZQujt2oGP9

«Cuida-te +» reforçado, a partir do dia 2 de novembro, com 19 psicólogos/as

A partir do dia 2 de Novembro, o Programa Cuida-te+ será reforçado com um conjunto de profissionais da área da psicologia, garantindo assim o atendimento gratuito, confidencial e especializado a todos @s jovens, dos 12 aos 25 anos, no âmbito da Saúde Juvenil.

Concretamente, estará ao acesso direto e autónomo d@s jovens a marcação de consultas (dias e horários a harmonizar com o profissional) em 19 Gabinetes de Saúde Juvenil, localizados em todos os distritos do país, nas quatro áreas de intervenção do Cuida-te +:

– Saúde Mental/Psicológica

– Saúde Sexual/Reprodutiva

– Comportamentos Aditivos

– Alimentação/Atividade Física.

Contacte os Gabinetes de Saúde Juvenil da região Centro: Região Centro – Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ – IPDJ

O «Cuida-te +» tem como destinatários/as jovens entre os 12 e os 25 anos como população-alvo final e também a população-alvo estratégica, isto é, intermediários que tenham um papel potencialmente influenciador na promoção de comportamentos benéficos para a saúde dos/as jovens.

Os objetivos do programa são:

  • Abordar os determinantes da saúde, nomeadamente, o acesso aos cuidados de saúde, a literacia em saúde e estilos de vida saudável, a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a sexualidade;
  • Promover os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco de doenças relacionadas com estilos de vida;
  • Adotar uma perspetiva compreensiva face à saúde juvenil envolvendo múltiplos parceiros, nomeadamente, famílias, pares, escolas e comunidades.

Mais informação em:  https://ipdj.gov.pt/noticias/cuida-te-mais-reforcado-com-19-psicologos

Cuida-te+ é um programa do IPDJ que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável.

Cumprimenta

Paula Candeias

Técnica  superior
Direção Regional do Centro
Serviço de Coimbra
Rua Pedro Monteiro, n.º 73  | 3000-329 Coimbra

Tel. + 351 239 790 600
www.ipdj.gov.pt

Semana da Igualdade 2021 – Centro Social e Paroquial Aqua Viva de Alhadas

SEMANA DA IGUALDADE 2021 – Atividade desenvolvida pelo Centro Social e Paroquial Aqua Viva de Alhadas no âmbito da Semana da Igualdade 2021.

Centro Social e Paroquial e Paroquial Aqua Viva de Alhadas aceitou o desafio, lançado pelo Município da Figueira da Foz, em participar na Semana da Igualdade 2021. Assim, procurando envolver os/as idosos/as, utentes dos Centros de Dia, colaboradores/as e voluntários/as foi abordado o tema da igualdade de género, através do reforço à partilha de ideias, entrevistas e encenações simples com vista a reforçar a essência do debate.

Explorar a visão dos utentes através do relato, na primeira pessoa, da sua experiência de vida promoveu a participação e enriqueceu bastante a dinâmica no grupo.

Assim, o Centro Social e Paroquial e Paroquial Aqua Viva de Alhadas convida todos os parceiros do CLAS da Figueira da Foz a visionar o vídeo realizado enviando, para o efeito, o link para download https://drive.google.com/file/d/1mfw-23sWFzynVfJ7rxx5Eh5uNlqjd1lB/view?usp=sharing

Convite para participação no estudo Perfil dos Cuidadores de Idosos em Contexto de Pandemia: impactos na saúde e no trabalho de quem cuida – Portugal

A pandemia de COVID-19 está a trazer novos e difíceis desafios para quem presta cuidados a pessoas idosas dependentes. A população idosa é um dos principais grupos em risco de desenvolver as formas mais graves da doença e de mortalidade. O trabalho dos cuidadores neste cenário assume relevância, não só pelos cuidados já instituídos como pelas medidas necessárias para a prevenção do contágio.

A investigação Perfil dos Cuidadores de Idosos em Contexto de Pandemia: impactos na saúde e no trabalho de quem cuida – Portugal (Projeto aprovado pela Comissão de Ética da ENSP-NOVA –  Parecer CE/ENSP/CREE/1/2021 em anexo) tem por objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 nas condições de trabalho, de saúde e de informação dos cuidadores(as) formais e informais de idosos dependentes. Temos como parceiro a Fundação Oswaldo Cruz no Brasil que desenvolveu investigação semelhante.
Estamos a convidar vossa organização para ser parceira nesta investigação auxiliando-nos a divulgar o link do questionário junto à vossa rede de contactos (em anexo encontra-se um folheto para divulgação). Trata-se de um estudo tipo survey, com aplicação de questionário online. O protocolo de investigação encontra-se em anexo e, para efeito de maiores esclarecimentos, nossa equipa estará preparada para dirimir quaisquer dúvidas.
Melhores cumprimentos
A equipa do Projeto
Ana Escoval
José Luiz Telles
Patrícia Barbosa


Link do questionário

https://pt.surveymonkey.com/r/PerfildosCuidadoresdeIdosos