“Região de Coimbra, Com Igualdade” – Ações de formação em formato on-line e de forma gratuita:

Ainda integrado no Projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade, do qual o Município da Figueira da Foz faz parte e que resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e Fundo Social Europeu relembramos que ainda se podem inscrever nas seguintes ações de formação, que se realizarão em formato on-line e de forma gratuita:

Ações de capacitação sobre linguagem inclusiva e não discriminatória3 horasOnline8 de maio14h – 17hhttps://forms.gle/uC9QT5BKJ3cSUA4CA 
12 de junho14h – 17h
Ações de alfabetização digital de mulheres adultas4 horasOnline8 de maio9h- 13hhttps://forms.gle/7A3GhCz5kTer8qAWA 
8 de maio14h- 18h 
Ações de Sensibilização/informação dirigidas às empresas e organizações no âmbito da IGND e conciliação entre a vida pessoal e familiar.3 horasOnline5 de maio14h às 17hhttps://forms.gle/ZMq3c2xcDxLcqv7x9 
 
Ações de sensibilização e informação para a população em geral sobre as temáticas da OIEC3 horas Online2 de maio14h-17hhttps://forms.gle/CDcCXNyWV6yb2wNQ8 
Promover ações de sensibilização dirigidas à direção de recursos humanos do tecido empresarial local3 horasOnline4 de maio14h-17hhttps://forms.gle/FUv39JF1KjqfKoL57

Poderá inscrever-se nas formações que desejar, não existindo limite do número de ações a frequentar, nem do número de inscritos por formação.

“Viajar sem Pressa”

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública lançam hoje a campanha “Viajar sem Pressa”.   Inserida no Plano Nacional de Fiscalização, a campanha decorre de 27 de abril a 3 de maio, com ações de fiscalização e sensibilização em Lisboa, Almeirim, Coimbra e Viseu.   Consulte o flyer da campanha: bit.ly/3oAwKom     #ZeroPressa #VisaoZeroMortes #VisaoZero2030

“Quais as soft skills necessárias para ser um empreendedor?” | 02 de Maio

A ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz vem pelo presente solicitar a divulgação pela vossa rede de contactos do seminário: “Quais as soft skills necessárias para ser um empreendedor?”, que irá decorrer no próximo dia 2 de Maio de 2022 no Quartel da Imagem na Figueira da Foz.

O Seminário “Empreendedorismo: Quais as soft skills necessárias para ser um empreendedor?”, no âmbito do projeto EU.CEI – Crescer, Empreender e Inovar, vai realizar-se no próximo dia 2 de maio, entre as 10h e as 12h30, na Figueira da Foz, no Quartel da Imagem (antigo edifício dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz) com o orador Dr. Nuno Cerveira Melo, Formador, Consultor e Empreendedor.

Terá ainda um testemunho de um empreendedor, que partilhará as suas experiências e conquistas no mundo empresarial com todos os participantes no evento. O acesso ao seminário é livre, mas sujeito a inscrição.

Para proceder à inscrição no evento deve aceder ao link: https://docs.google.com/forms/d/1vauF7jNfsJQgZRV0f5UV1T8B6E_oW9LrpOjSQG2XnYg/edit

Filmagens na Figueira da Foz

Valente produções, a empresa responsável pela figuração de inúmeros projectos audiovisuais que acontecem em Portugal.
No passado recente filmamos na Figueira da Foz cenas para a série “A Espia”.

Agora, a 5 e 6 de maio (sex.5 tarde/noite; sáb.6 madrugada/manhã) filmaremos cenas de restaurante e de Casino para uma nova série da televisão nacional, para as quais gostaríamos de contar com Figueirenses.

Aos disponíveis e interessados pede-se que enviem nome, idade, nr de telefone, nr de contribuinte, foto rosto e corpo inteiro para ricardo.lopes@valentep.com ou pelo WhatsApp do 917825855.

Para organização de meios, pedimos que as inscrições possam acontecer no limite até 1 de maio.

Disponível para qualquer esclarecimento adicional,

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Lopes

Universidade de Aveiro – Departamento de Línguas e Culturas: Cursos Intensivos de Verão 2023 (presenciais e à distância)

Cursos Livres de Línguas, na modalidade de Cursos Intensivos de Verão 2023 (presenciais e à distância), promovidos pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, com o apoio do ContinUA, disponíveis na nossa página oficial, em: https://www.ua.pt/pt/dlc/cursos-livres-e-ple.

A primeira fase de candidaturas decorrerá até dia 15 de maio de 2023.

Conduzir e Operar com o Trator em Segurança – COTS +Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Divulgação: Curso de formação Conduzir e Operar com o Trator em Segurança, abreviadamente designado por COTS, com duração de 35 horas.

O curso visa complementar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tratores em segurança, tendo em vista a melhoria do seu desempenho na via pública, na exploração e na redução da sinistralidade. A componente prática incide sobre as aptidões e o comportamento do formando perante uma situação simulada de condução do trator com reboque ou semirreboque agrícola ou trator equipado com carregador frontal respeitando as normas de segurança técnica e rodoviária.

A partir de 1 de agosto de 2022, os titulares das cartas de condução das categorias B, C e D que pretendam ficar habilitados a conduzir veículos agrícolas têm de comprovar a realização, com aproveitamento, da ação de formação COTS, reconhecida nos termos do artigo 5º do Despacho nº 3232/2017, de 18 de abril.

DESTINATÁRIOS:

  • Condutores com cartas de condução das categorias B, C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas na via pública – mesmo os que trabalhem apenas por conta própria.
  • Detentores de Licença de Condução de Trator Agrícola (obtida numa escola de condução) se forem trabalhadores por conta de outrem ou, caso sejam trabalhadores independentes, fizerem prestação de serviços.  

Mais informações aqui.

Informamos que também temos disponível o curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (35H), cujo objetivo é capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.

Divulgação – Voluntariado Jovem Natureza e Florestas

Estão abertas as candidaturas no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2023, de 15 de fevereiro aprovou o Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e o Regulamento n.º 412/2023, de 3 de abril define a operacionalização do Programa, em anexo.

O programa visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, contribuindo ainda para o ODS 17.

As atividades a desenvolver no âmbito dos projetos executados ao abrigo do programa VJNF, são:

a) Sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, nomeadamente, reciclagem, reutilização, gestão ambiental, prevenção do desperdício alimentar e consumo sustentável;

b) Sensibilização da população para a proteção do litoral, em contexto de alterações climáticas e incentivando à monitorização das zonas costeiras, alertando designadamente para temas como resíduos, erosão costeira, ocupação das frentes marinhas e preservação dos ecossistemas dunares;

c) Sensibilização da população para a importância da participação pública nos processos de decisão ambiental;

d) Sensibilização da população para o papel das florestas na qualidade do ar e para a importância das árvores como barreira natural ao ruído;

e) Monitorização de rios e ribeiros como forma de recuperação das linhas de água, com vista à preservação dos recursos hídricos;

f) Sensibilização da comunidade para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas;

g) Inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco;

h) Inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água;

i) Recuperação de caminhos de pé posto;

j) Limpeza e manutenção de parques de lazer;

k) Vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação;

l) Vigilância fixa nos postos de vigia;

m) Inventariação de áreas necessitadas de limpeza;

n) Apoio logístico aos centros de recuperação de animais selvagens;

o) Sensibilização de comunidades e população alvo para disseminação das mensagens de campanhas de prevenção de incêndios, como o uso correto do fogo, promoção de compostagem ou destruição dos sobrantes por métodos mecânicos e consciencialização do perigo de incêndios, por uso de maquinaria em dias quentes e secos;

p) Inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas;

q) Atividades de reflorestação;

r) Atividades de controlo de espécies invasoras;

s) Outras atividades integradas nos objetivos do Programa que constem em regulamento.

Podem candidatar-se ao programa, através da plataforma informática https://programasjuventude.ipdj.gov.pt, as seguintes entidades:

a) Entidades constantes do Registo Nacional das Organizações não Governamentais de Ambiente e Equiparadas;

b) Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais e Agrícolas;

c) Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem;

d) Câmaras Municipais;

e) Juntas de Freguesia;

f) Corporações de Bombeiros;

g) Estabelecimentos públicos de ensino;

h) Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na Lei n.º 71/98, de 3 de novembro;

i) Outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste Programa, mediante despacho do conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.).

Destinatários:

  • Jovens com idade entre 14 e 30 anos (inclusive).

Para que se possam candidatar através do link acima referido, deverão todas as entidades efetuar o REGISTO ÚNICO, emhttps://bdu.ipdj.gov.pt/.

Características das Candidaturas:

Os projetos vão decorrer até 15 novembro de 2023.

  • As entidades promotoras podem submeter candidaturas com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início de cada projeto;
  • Os projetos têm duração mínima de 15 dias;
  • As atividades diárias, em cada projeto, não podem ultrapassar as 5 horas.
  • Em caso de o projeto conceber alojamento, o IPDJ atribui o valor de alojamento 30 euros por voluntário até ao limite de 900 euros por projeto;
  • As inscrições dos/as jovens realizam-se até cinco dias antes do início do projeto na plataforma ou durante o projeto, caso existam vagas.

O IPDJ, I.P atribui às entidades organizadoras:

  • O ressarcimento dos voluntários (o valor de ressarcimento diário dos jovens voluntários de 12,00 euros).
  • Uma comparticipação para a gestão do projeto, até ao máximo de 500,00 euros; (excluindo as autarquias locais e os estabelecimentos de ensino).

Para mais informações contacte os serviços desconcentrados do IPDJ, I.P. , da área geográfica da sede da sua entidade.

Campanha oficial de vacinação Antirrábica 2023

PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES
VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
Susana Guedes Pombo, Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, em cumprimento
do disposto no Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de dezembro, de acordo com o artigo
1º do programa anexo à Portaria n.º 264/2013, de 16 de agosto, que estabelece a
obrigatoriedade de todos os cães com mais de três meses de idade presentes no
território nacional disporem de vacina antirrábica válida, e com o Decreto-Lei n.º
82/2019, de 27 de junho, e em conformidade com o Despacho n.º 3739/2023, de 15 de
março, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 59, 23 de março, determina para
o ano de 2023 a realização de campanha oficial de vacinação antirrábica e de controlo
de outras zoonoses.